Brasileiro está entre os mais preocupados com segurança na web

0

O roubo de identidade e fraudes financeiras são as principais preocupações dos consumidores de 14 países, de acordo com o último relatório do Índice de Segurança Unisys. Entre eles, porém, o roubo de identidade é a maior ameaça citada entre os 13,2 mil entrevistados, ao passo que o uso inadequado de informações de débito ou crédito alcança o primeiro ou o segundo lugar em 12 dos países que participaram da pesquisa.

O levantamento apresenta um indicador social do nível de segurança da população sobre quatro tópicos: segurança nacional, financeira, da internet e pessoal. Comparado com o ano passado, o índice caiu três pontos, para 134, o que representa um nível moderado de preocupação geral com os problemas de segurança no mundo todo. O indicador mede o sentimento dos consumidores em uma escala de zero a 300, na qual o número 300 representa o patamar mais elevado de preocupação.

Nas quatro áreas específicas estudadas, os resultados mostram que a preocupação geral relacionada à segurança financeira está em primeiro lugar (143 de 300), seguida pela pessoal e nacional (que chegam a 138), e da internet (118).

Por países, os receios dos consumidores são mais elevados nas principais economias em desenvolvimento, como Hong Kong (189), Cingapura (176), Brasil (169) e Malásia (164). Os chineses de Hong Kong citam como suas principais preocupações os medos relacionados à segurança em todos os quatro tópicos, em especial de se tornarem vítimas de fraudes de cartões bancários.

Com exceção da Alemanha – único país da Europa que registra grande preocupação com problemas de segurança -, os europeus, em geral, se sentem mais seguros do que as pessoas do restante do mundo. Os franceses são os menos preocupados.

Ao mesmo tempo em que consumidores no mundo demonstram menos receios em relação a compras on-line, na comparação com outras questões de segurança, a pesquisa mostra que permanece, porém, uma significativa apreensão em relação a tecnologias mais novas, como o uso de dispositivo móvel para realizar transações financeiras.

A pesquisa foi realizada entre março e abril. Os receios referentes ao roubo de identidade e fraudes financeiras também foram as principais preocupações em agosto de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.