Caixa dos Servidores do MS terceiriza infraestrutura

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A CASSEMS – Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul – mudou procedimentos internos para aumentar a satisfação dos seus 155 mil segurados. Em 2008, a companhia lançou o serviço "Autorizador on-line", com o qual passou a permitir que seus clientes solicitem automaticamente autorização para procedimentos – consultas, exames, internações, etc. Um modelo que tinha tudo para dar certo, não fosse a degradação da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, prejudicada pelo excesso de solicitações ao banco de dados.
"Aumentou muito a procura por novos planos de saúde, além das requisições de serviços, o que acarretou uma demanda ao sistema de informática", relata José Eduardo de Paula Davi, coordenador de infraestrutura da Cassems. Segundo ele, somente os pedidos de autorização para consultas e procedimentos saltaram de 300 para 2.500 usuários em seis meses. "Isso sobrecarregou o banco de dados e exigiu uma reformulação quase que total do sistema de TI da empresa", completa.
Para se ter ideia do volume de solicitações, o "Autorizador on-line" integrou mais de 2 mil credenciados à CASSEMS, entre consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais. Todos passaram a solicitar autorizações remotamente e a esperar respostas dentro do prazo estabelecido pela companhia. Para consultas médicas, por exemplo, o tempo de resposta deveria ser imediato.
Mas a CASSEMS possuía apenas um servidor de banco de dados IBM DB2 para atender tanto ao serviço interno (administrativo, sistema de gestão empresarial, o sistema odontológico, almoxarifado, etc.) quanto o sistema de autorizador. E com os recursos no limite, a empresa resolveu procurar no mercado uma solução que conseguisse gerenciar o alto número de usuários com agilidade e sem causar indisponibilidade do sistema.
A Cimcorp, empresa especializada em serviços voltados à otimização de performance, contingência, alta disponibilidade e gestão de infraestrutura de TI, foi contratada para zelar pela infraestrutura de TI da CASSEMS, sob o conceito de Iaas (Infraestrutura como Serviço), pelo qual será remunerada em R$ 48 mil mensais.
O contrato, cujos serviços foram iniciados em junho, terá duração de três anos.
"Fora a parte do banco de dados, tínhamos um parque de hardware já degradado, com três ou quatro anos de uso, e o novo contrato nos permitirá atualizar as máquinas quase que integralmente ainda este semestre", diz José Eduardo Davi.
De acordo com Davi, a implantação da infraestrutura prevista no contrato deve ser concluída no início de setembro, e a meta é reduzir o tempo de resposta de consultas ao banco de dados em 300%. Atualmente, diz o executivo da CASSEMS, o cliente espera na frente do médico cerca de 10 minutos para obter autorização para uma consulta. A meta é que esta autorização seja instantânea.

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