Outsourcing de TI é uma realidade comum nas empresas nos tempos atuais e capaz de oferecer inúmeras vantagens aos usuários do serviço, como redução de custos e agilidade para a resolução de deficiências em setores específicos. No entanto, o processo só será funcional se o contratante confiar no parceiro que desenvolverá as ações, levando em conta a sua história e realizações. Outro fator importante, é o alinhamento entre as empresas sobre o objetivo de sua iniciativa.
O primeiro ponto a ser examinado antes da contratação de qualquer serviço é a analise das necessidades. Cada empresa tem as suas próprias demandas e exigências, de acordo com o mercado onde atua. Então, o que você procura? Propostas inovadoras ou simplesmente uma solução rápida e de baixo custo? Um serviço realmente aprofundado transforma o seu ambiente de aplicações, infraestrutura e integração de sistemas, por meio de uma estrutura flexível com alta qualidade e benefícios.
As melhorias obtidas por um outsourcing eficiente podem oferecer redução e controle de custos, além da diminuição e gerenciamento de riscos. E pode ir muito além, dando maior valor agregado aos seus negócios, simplificando operações, otimizando o tempo de operações e melhorando o custo-efetividade de sua gestão de relacionamento com os clientes e consumidores.
Os resultados podem ser realmente positivos e transformadores, mas é preciso saber como atingir esse sucesso por meio de metodologias, ferramentas e processos. A melhor forma de se alcançar bons resultados é ter sinergia entre as áreas de consultoria, implementação e integração de sistemas, gerenciamento e manutenção de aplicações e infraestrutura. A atuação simultânea em vários setores da empresa, conjuntamente, fará a diferença nos resultados e é o caminho para se chegar ao objetivo estabelecido no início da ação.
Outro fator essencial para garantir o sucesso do outsourcing de TI é estabelecer um modelo de co-governança, onde a empresa contratada esteja empenhada e comprometida para atingir os objetivos do processo e partilhe riscos e responsabilidades. Quando se terceiriza um serviço, o cliente precisa ter consciência de que está embarcando em uma parceria com outra companhia e passará a atuar em conjunto, dividindo os sucessos e fracassos.
Esse modelo de entrega integrada assegura a solução mais efetiva em termos de custo e ciclo de vida das aplicações. É importante manter em vista que as melhores soluções são sempre as mais eficazes. A flexibilidade, a eficiência e a inovação constituem os pilares das melhores práticas na gestão de qualquer processo. Parece óbvio, mas esse conselho nem sempre é lembrado, muitas vezes por falta de experiência ou simples descuido.
Para construir uma empresa sólida, eficaz e alinhada com as demandas de seu mercado de atuação, você precisa ter à disposição o que existe de mais moderno em questão de sistemas e soluções necessárias. Quando é muito caro ou dispendioso desenvolvê-las internamente, seu melhor aliado pode ser uma empresa terceirizada, com total domínio de áreas que você não tem. Não tenha medo do outsourcing, pois ele pode mudar os rumos do seu negócio e tornar sua empresa mais competitiva para enfrentar o futuro.
Élcio Zaninelli é diretor de Infraestrutura da Logica