Instituto Votorantim e banco BV selecionam municípios para receber Programa de Telemedicina Inteligente

0
59

O Instituto Votorantim, com apoio do banco BV, torna pública a abertura do Edital de Seleção de Municípios para participação no Programa Telemedicina Inteligente, que aumenta a capacidade da central de atendimento do município, permitindo o atendimento para mais pessoas com maior eficiência e com otimização de recursos.

Essa é uma das iniciativas do Instituto Votorantim para auxiliar no avanço e gestão da pandemia, oferecendo para municípios com mais de 350 mil habitantes (IBGE, 2019) uma solução de triagem que utiliza um robô com Inteligência Artificial para teleorientar pacientes com sintomas do COVID-19, podendo chegar à etapa de teleconsulta. A seleção dos municípios também considerará os que possuem maior índice de Vulnerabilidade Social Municipal (IVM), elaborado pelo Instituto Votorantim, bem como a situação do município em relação à curva dos casos de Coronavirus.

Os municípios participantes do Programa Telemedicina Inteligente contarão com apoio técnico para melhoria do atendimento à população e monitoramento de casos inseridos na plataforma Laura P.A Digital, que contribui na diminuição da sobrecarga no Pronto Atendimento do município, aumentando a eficiência e otimizando recursos.

"Com a Inteligência Artificial, pacientes em trajetória de risco são identificados de maneira antecipada, dando ao time assistencial mais tempo para iniciar a gestão do cuidado. Ela permite também uma maior aproximação do paciente com o sistema de saúde. Permitindo ao sistema de saúde dos municípios um atendimento mais eficaz no enfrentamento da pandemia", afirma Talita André, Gerente de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Instituto Votorantim.

Esta solução já está presente em cinco municípios (Curitiba-PR, Araripina-PE, Catanduva-SP, Piçarras-SC e São José dos Pinhais-PR) e 12 hospitais, contabilizando mais de 15 mil pacientes monitorados.

"Essa pandemia reforçou o potencial da telemedicina e sua eficácia no atendimento à saúde, possibilitando o tratamento adequado mesmo nos lugares mais remotos. O apoio ao Instituto Votorantim nessa ação faz parte das iniciativas do BV no combate ao Covid-19, onde também doamos dezenas de ventiladores mecânicos e mais de 3,5 milhões de EPI's, como máscaras, luvas, álcool, entre outros, para hospitais em todo o país", afirma Tiago Soares, gerente de Sustentabilidade do banco BV.

Deixe seu comentário