FEI investe para melhorar acesso à web e descongestionar a rede

0

Com um alto número de usuários de Internet, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) resolveu investir em uma solução integrada com anti-spyware e filtro de conteúdo para proteger a rede e evitar sobrecargas. Todo o sistema de acesso ficou mais rápido, confiável e à altura das atuais necessidades da FEI.
Com aproximadamente dois mil usuários acessando a Internet, simultaneamente, a solução de Proxy utilizada pela instituição era limitada. Além disto, houve aumento de 35% no volume de computadores na rede institucional, ocasionado pela criação de novos laboratórios para atender à demanda das aulas e pesquisas, e pela disponibilização do serviço wireless para uso de equipamentos pessoais, como notebooks e celulares de alunos e professores.
Diante destes fatores, surgiram problemas no acesso à Internet. Como saída, a área de Tecnologia e Redes da FEI, vinculada à Coordenadoria Geral de Informática (CGI), elaborou um plano de estudo para a adoção de uma solução mais confiável, robusta e madura, e que atendesse de forma plena o novo perfil da instituição, em seus dois campi (São Bernardo e Liberdade/São Paulo).
O plano de negócios foi desenvolvido em conjunto com a Symmetry, consultoria, integradora e provedora de serviços de proteção e segurança de dados, e todo o processo de apoio a vendas e distribuição dos produtos foi feita pela Afina, multinacional espanhola que atua na distribuição de produtos e na prestação de serviços de TI. O modelo escolhido foi o Web Filter 810, que pode atender até três mil usuários simultâneos.
A solução de Web Filter Barracuda classifica os sites da Internet em diversas categorias, permitindo ao administrador gerenciar de forma simples e rápida quais sites poderão ser acessados e quais grupos poderão acessá-los. Desta forma, garante a segurança e a produtividade dos usuários ao impedir downloads de spyware e o acesso a aplicativos não relacionados aos objetivos do cliente.
A solução já está sendo usada pela maior parte dos usuários. Para evitar problemas no decorrer das aulas e dos projetos de alunos, a migração para a nova solução dos usuários mais críticos está sendo feita aos poucos.
Para a FEI, além da economia com novos links de Internet, a nova solução resolveu o problema de acesso a sites que não faziam parte do conteúdo acadêmico e ainda sobrecarregavam a rede. A solução racionaliza a utilização da banda e permite ao administrador da rede ter uma visão sobre a atividade na web, suas tendências e atividades de infecção por meio de relatórios gerenciais.
Segundo a instituição, os benefícios foram imediatos. Após a implementação, o controle de acessos ficou muito mais eficiente e os downloads diminuíram consideravelmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.