Brasil mantém quarta colocação na distribuição de spams

0

Relatório sobre o volume de mensagens, spams e vírus que circularam pela internet em julho e agosto, divulgado pela IronPort Systems, empresa especializada em segurança de e-mails, mostra que o Brasil mantém a posição do mês anterior como o quarto país em volume de spams. Três domínios brasileiros aparecem na lista dos 20 maiores distribuidores de spams: telesp.net.br, brasiltelecom.net.br e veloxzone.com.br. Os Estados Unidos continuam liderando o ranking.

O relatório, no entanto, aponta queda de 3% no volume de spams/dia em relação ao mês anterior, totalizando 12,5 billhões de mensagens. Mais de 72% dos spams foram enviados pelos chamados PCs zumbis, computadores controlados remotamente para enviar spams e roubar dados confidenciais dos internautas.

Em agosto, 8,9 bilhões de PCs, em todo o mundo, foram utilizados como zumbis. Apesar da discreta redução no volume total de spams, o volume de continua a ser correlacionado à atividade de vírus, levando a um acréscimo no volume de computadores zumbis que são usados por "spammers" para realizarem seus ataques.

Uma das maiores ameaças da internet, a utilização de PCs zumbis, foi responsável pelo envio de 9,6 bilhões de spams, o que representa 75% do volume total de mensagens indesejadas. A quarta semana do mês de agosto apresentou tráfego 28,66% maior que a primeira semana do mês, o que demonstra uma tendência de crescimento no volume de mensagens.

Milhões de usuários de banda larga em todo o mundo têm tido seus computadores utilizados, sem consentimento do usuário, para propagação de mensagens de spams. Esses PCs zumbis podem, também, ser utilizados para ações ainda piores como propagação de vírus e ataques de negação de serviços, entre outros.

Os Estados Unidos continuam como líder isolado de fonte de spams, distribuindo mais de três vezes o número de mensagens que o segundo colocado. Coréia do Sul e China estão se alternando na segunda e terceira posição do ranking nos últimos meses, conforme mostra lista abaixo.

RANKING DE PAÍSES COM MAIOR VOLUME DE SPAMS
julho e agosto/2005

1 ? Estados Unidos
2 ? China
3 ? Coréia do Sul
4 ? Brasil
5 ? Inglaterra
6 ? Japão
7 ? França/Canadá
8 ? Canadá/Alemanha
9 ? Alemanha/França
10 ? Espanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.