Conforme o esperado – e antecipado por este noticiário –, a operadora de telefonia móvel T-Mobile anunciou nesta terça-feira, 23, o lançamento do telefone celular com o sistema operacional Android, do Google, durante uma conferência de imprensa em Nova York. Apelidado de Google Phone e Dream, o novo foi batizado oficialmente de G1.
O aparelho será fabricado pela taiwanesa High Tech Computer (HTC) e custará US$ 179 nos Estados Unidos, com um plano de serviço com contrato de dois anos. O valor é o mesmo cobrado pela AT&T pelo iPhone da Apple e será comercializado em conjunto pela T-Mobile e pelo Google, segundo informações do blog TechCrunch, um dos blogs de tecnologia mais lidos do mundo. Ele, no entanto, só começa a ser vendido nos EUA no dia 22 de outubro.
Com o novo celular, a HTC pretende concorrer também com outros smartphones que usam softwares da Palm, Research in Motinon (RIM), fabricante do BlackBerry, Microsoft e Nokia Oyj. O aparelho tem tela touch screen (sensível ao toque) e teclado padrão qwerty, além de aplicativos como o Google Maps com Street View, a suíte Googel Docs, Gmail e YouTube.
O G1 permite conexões 3G e Wi-Fi, oferece navegação em full HTML, tem câmera de 3 megapixels e já traz um cartão de memória de 1GB embutido.