A Telefônica anunciou, em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, 23, que concluiu a implantação da segunda etapa do plano de estabilização e ampliação de sua rede de banda larga (Speedy) , prevista para ser cumprida em 90 dias no plano de trabalho apresentado em 26 de junho à Anatel. A finalização desta etapa faz parte do plano de trabalho da operadora que previa execução de ações de melhoria na rede em 30, 90 e 180 dias. Segundo a operadora, essa segunda etapa permitiu a ampliação para 140 Gbits da capacidade do toll-gate, link responsável pela ligação da rede da Telefônica com a Internet no mundo, a ampliação do backbone da operadora no Estado de São Paulo, de 240 para 520 Gbits, a segmentação da rede IP, que visa agrupar a rede em blocos e mitigar os impactos para os usuários na eventualidade de ocorrência de algum problema, além da ampliação e implantação de ferramentas de segurança. A Telefônica informou também que investiu, até o momento, cerca de R$ 50 milhões dos R$ 70 milhões previstos nas ações do plano.
Atendimento
No comunicado, a Telefônica alega que as ações do seu plano de estabilização e ampliação, somadas às medidas adotadas para a melhoria do atendimento ao cliente, fizeram que o número de reclamações junto ao Procon-SP fosse reduzido em 47,65% entre março e agosto de 2009. Redução semelhante, segundo a nota, ocorreu com as reclamações junto à Anatel que, no mesmo período (março a agosto de 2009), cairam 57,03%.
Novos assinantes
A nota da Telefônica prossegue informando que desde a retomada de vendas do Speedy, em 26 de agosto, 75 mil clientes adquiriram o serviço de banda larga da operadora. Antes da interrupção da comercialização, em junho, diz o comunicado, a média mensal neste canal alcançava 30 mil unidades.
Próxima etapa
A próxima etapa do plano de melhorias, de 180 dias, está previsto para se encerrar em dezembro próximo, diz o comunicado, e prevê uma terceira saída para o toll-gate e 100% de contingenciamento nos anéis Metro Ethernet.
- Banda larga