A Secretaria de Saúde do Distrito Federal enfrentou, por muitos anos, problemas de gestão que resultavam em falta de medicamentos, perdas e falhas nos serviços. Para sair dessa inércia, em 2006, o órgão encomendou um grande projeto de modernização e informatização de sua rede de saúde, envolvendo gestão de hospitais, materiais, laboratórios, serviços de saúde e faturamento.
Um dos principais desafios do projeto era solucionar os problemas que a secretaria tinha com falta de medicamentos, perda de materiais, atrasos, interrupções e falhas nos serviços. O Alphalinc, da DiscLinc, foi a ferramenta escolhida para o módulo de gestão de medicamentos e materiais, que previa controlar esses problemas desde o processo de aquisição até seu consumo final.
Os objetivos do projeto com a adoção dessa solução eram: instalar um sistema Web para interligar os hospitais e demais unidades da rede de saúde; manter o fluxo de abastecimento operando de forma eficiente (dentre as centrais de distribuição, hospitais, centros de saúde, farmácias especializadas e clínicas); controlar as movimentações de estoque, de forma a evitar perdas em todos os níveis e processos; e aperfeiçoar continuamente a quantidade da assistência e dos serviços prestados à população.
Processo de implantação
O processo de implantação da solução teve início em 2007 nos hospitais da região do Gama e Samambaia, cidades-satélites próximas a Brasília. Uma equipe mista foi formada para realizar um trabalho de levantamento de processos, preparação e customização do sistema.
Com o sucesso do projeto piloto e após algumas sessões de treinamento, os usuários conseguiram utilizar com facilidade o novo programa, que foi considerado de simples de operação.
Foi então que, em fevereiro de 2008, o Alphalinc entrou em produção em toda a rede da SES-DF, controlando hospitais, centrais de abastecimento, unidades de compras e farmácias externas. Os recursos implementados foram: planejamento de compras e reposição; compras e gerenciamento do fornecimento; controle de estoque e inventário; abastecimento/transferência; dispensa de pacientes e centros de custo; prescrição eletrônica integrada à farmácia; controle de tratamentos especializados; e relatórios gerenciais.
Um dos principais destaques da implementação foi o impacto da prescrição eletrônica integrada à farmácia. O médico a insere no sistema Trakcare, da Intersystems, fornecedora da solução implementada pela Dislinc e integrada ao Alphalinc. Os farmacêuticos verificam a receita no sistema e os medicamentos são separados em caixas de forma individualizada por paciente.
Segundo Quênia Teixeira, chefe da farmácia do hospital de Samambaia, "a enfermagem agora tem mais tempo para o paciente. Ele recebe as medicações nos horários corretos, diminuindo, assim, os erros de dosagem, por virem na quantidade certa, enviada pela farmácia".
Luciane Schutte, CEO da Disclinc no Brasil, explica que "com a solução Alphalinc, torna-se viável um verdadeiro processo 'just in time', no qual todos sabem quais serão os próximos passos dentro da cadeia de atendimento do paciente, o que privilegia o atendimento".
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