Cinco dicas para trilhar um caminho empreendedor de sucesso

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Iniciar o próprio negócio é algo que cada vez mais permeia os sonhos de profissionais ligados a diversas áreas, de diferentes faixas etárias e independente do nível de poder aquisitivo. Transformar sonhos e projetos pessoais em realidade, desafiar-se constantemente e tomar as próprias decisões em seu negócio são alguns dos fatores que levam os profissionais a empreender. Muitas vezes esse também é o caminho que os executivos de alto escalão galgam dentro das empresas em busca de gerenciar unidades de negócios, produtos e regiões.

Contudo, para que o profissional tenha sucesso nesta empreitada, algumas dicas são de extrema importância e ajudam a guiar suas ações para aumentar as possibilidades de êxito do negócio.
Listo abaixo cinco dicas que considero importantíssimas para qualquer empreendedor:

1. Escolha algo por que tenha paixão

Ao definir o mercado em que pretende atuar e seu papel dentro da startup que está nascendo, escolha em ambos os casos algo que lhe possa proporcionar muito prazer em seu cotidiano, pois provavelmente você passará uma grande parcela do seu dia trabalhando nisso e por muitos anos. Pelo menos é este o objetivo inicial quando se coloca na prática seu projeto. A paixão ajudará a gerar a energia necessária para trabalhar arduamente em seu sonho e persistir nos momentos de baixa, que infelizmente podem permear seu dia a dia.

2. Escolha um mercado que tenha uma grande oportunidade de negócio

Encontre um segmento de atuação em que você realmente possa entregar algo de valor e onde as atividades de sua nova empresa possam ser relevantes. Uma dica com a qual Dave Goldberg, CEO da SurveyMonkey, sempre orienta empreendedores é buscar oportunidades com potencial para massificação, pois os investidores estão procurando startups que estão "tentando resolver grandes problemas em um grande mercado". Portanto, diferencie-se da concorrência.

3. Escolha o produto certo

A startup precisa encontrar/ desenvolver um produto que atenda as necessidades do mercado. Isto é conhecido como product/ market fit. Algumas vezes, os empreendedores podem identificar um ótimo segmento de atuação, mas não terem de fato a solução certa para endereçar os problemas e necessidades de determinado nicho. Antes de sair produzindo o melhor produto da noite para o dia, investindo milhões e muito tempo, procure e escute os potenciais clientes, valide suas hipóteses de negócios, teste conceitos e protótipos, colete as percepções. Acima de tudo: aprenda, aprenda e aprenda! Tenha humildade para receber ensinamentos de todos com quem conversar.

4. Escolha profissionais capacitados para estarem ao seu lado

Busque trabalhar com os melhores (fundadores, profissionais, investidores, fornecedores, parceiros, etc) que conseguir. Ter uma equipe forte é o elemento mais importante. Acredito que se a startup tem um ótimo time, uma verdadeira e grande oportunidade de mercado, mesmo que o produto ainda não esteja adequado, esta equação poderá ser mais facilmente resolvida por um time de excelência.

5. Escolha o tom certo

Sonhe alto, construa uma visão compartilhada com sua equipe, observe quais são as necessidades e satisfação de seus clientes e dê um passo de cada vez.

Dica de ouro – Tome decisões embasadas

Com o advento da Internet, um número massivo de informações é gerado e acessado todos os dias. Mas você sabe fazer com que os dados trabalhem a seu favor? Escolhendo-os e analisando-os corretamente, é possível entender muito do seu negócio, do mercado, do hábito de consumo dos seus clientes, tendências e, sim, sair na frente com isso. Hoje existem ferramentas que te auxiliam a fazer isto com maestria.

Empreender é muito mais do que uma ideia e a ânsia de ser bem sucedido. Esse é o pontapé inicial, mas que exigirá muitas apostas, estudos, conhecimento, além de um longo caminho de dedicação.

Rodolfo Ohl, country manager Brasil da SurveyMonkey

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