Movile avança em suas iniciativas de diversidade e lança DE&I Index com metodologia própria

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A Movile vem desenvolvendo diversas iniciativas voltadas à diversidade, equidade e inclusão (DE&I) internamente e nas empresas do seu portfólio, como Sympla, iFood, Zoop, MovilePay, a55, entre outras. Recentemente deu mais um passo importante nessa direção ao lançar o DE&I Index, metodologia proprietária que tem como objetivo entender o nível de maturidade e a evolução da agenda na empresa e nas suas investidas. Com base em um diagnóstico profundo e completo, as organizações elaboram planos de ações para superar os seus principais gaps e acelerar o que está indo bem.

E, como fruto dos dados coletados na primeira mensuração, a investidora desenvolveu e implementou o Programa de Aceleração de Lideranças Negras (Black Leadership Program). A iniciativa, realizada pela Movile para as empresas do portfólio, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de profissionais negros que estão em posição de gerência. Nesta primeira edição (com a 1ª etapa finalizada em agosto de 2022), participaram cerca de 30 profissionais do iFood, Sympla, MovilePay e Zoop. O programa tem duração de oito meses, com trilhas de soft e hard skills, mentoria e encontros com executivos do mercado, realizados em parceria com a FIAP e a Gestão Kairós.

"Na Movile, entendemos a importância de tratar a pauta de DE&I de forma estratégica e contínua, com governança, processos estruturados e mensuração dos impactos e resultados. Temos clareza do nosso propósito de acelerar o mindset de DE&I, desenvolvendo times e ambientes diversos para impulsionar a inovação, o crescimento sustentável e melhorar a vida das pessoas. Porém, costumo dizer que não se trata de uma corrida de 100 metros, mas de uma maratona. Mais importante do que a velocidade, é a direção que tomamos e o quão longe chegaremos", explica Angelica Souza, líder de Diversidade, Equidade e Inclusão na Movile.

"Quando olhamos especificamente para a política de investimentos da Movile, essas questões passaram a fazer parte da etapa de Due Diligence, além de serem incluídas no mapeamento que fazemos das empresas que pretendemos investir. Buscamos sempre entender, por exemplo, a representatividade de grupos minorizados entre as pessoas que fundaram ou co-fundaram as empresas e, também, de profissionais que fazem parte da estrutura, em todos os níveis", complementa Patrick Hruby, CEO da Movile.

E, justamente por entender que se trata de uma jornada coletiva, em 2020, a companhia entrou para a rede de signatários do WEPs, Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres, e, no ano seguinte, já colhendo frutos de suas ações com foco em gênero, foi reconhecida com a menção Prata em sua primeira participação no prêmio bianual da entidade. Além disso, no ano passado, a Movile, juntamente com suas investidas, foi uma das primeiras empresas a se tornar signatárias do Pacto de Promoção da Equidade Racial e membro fundador da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial para, em conjunto e de maneira ativa, promover a equidade racial no ambiente de trabalho. A associação já conta com mais de 20 empresas, como XP Investimentos, Ambev, Bayer, B3, Vivo, Suzano, entre outras.

Por saber a importância de agir com intencionalidade, a Movile conta com inúmeras outras iniciativas em diferentes frentes visando amplificar o impacto de suas ações, como Grupos de Afinidade (Gênero, Raça & Etnia, Parentalidade, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência), Comitê Executivo de DE&I, em que participam CEOs e líderes de RH de todas as empresas do portfólio, e realiza anualmente um evento de diversidade para os mais de seis mil colaboradores e colaboradoras de todas as investidas.

Mais recentemente, produziu e compartilhou com toda a empresa uma trilha de letramento online com temas urgentes, como capacitismo, vieses inconscientes, a importância dos Grupos de Afinidade, entre outros. Além de compor a grade dos diversos treinamentos disponíveis para a empresa, o conteúdo também faz parte do processo de onboarding dos novos Movilianos e Movilianas, e continuará evoluindo com o aprofundamento sobre cada pauta.

Além disso, neste ano, realizou a sua primeira ação externa: o Proud to Tech Day, um dia de aceleração para lideranças de ONGs e startups voltadas para a comunidade LGBTQIA+. O evento, realizado em julho, proporcionou troca de experiências entre todas as pessoas participantes e imersão em temas estratégicos para o crescimento dessas organizações, como planejamento estratégico e gestão, desenvolvimento de produtos, planejamento financeiro, branding e posicionamento de marca.

"Acreditamos que a cultura de diversidade, equidade e inclusão só pode ser possível com ações intencionais e o comprometimento de todos e de todas, incluindo a alta liderança das companhias, que devem atuar de forma ativa, como aliados e aliadas da pauta. Só assim, é possível transformar essa agenda parte da estratégia do negócio, de forma estruturada e focada em objetivos e metas. Empresas que valorizam e atuam com mentalidade e práticas de DE&I, alcançam níveis mais altos de inovação por contarem com perfis e opiniões diversos. Isso acaba levando a uma cultura organizacional forte, aumenta a competitividade da companhia no mercado e, consequentemente, leva a resultados financeiros positivos", completa o CEO da Movile.

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