O Facebook encerrou o terceiro trimestre com queda de 9% no lucro líquido, totalizando US$ 377 milhões, ante os US$ 414 milhões contabilizados no mesmo período do ano passado. A receita, de US$ 1,262 bilhão, foi 32% maior que os US$ 954 milhões registrados no terceiro trimestre de 2011.
De acordo com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, 604 milhões de pessoas utilizaram a rede social por meio de dispositivos móveis, o equivalente a um aumento anual de 61%. A mobilidade e os investimentos para monetizar esse tipo de acesso foram o ponto central de conferência do executivo com investidores e analistas após a divulgação do informe financeiro. O percentual de participação de dispositivos móveis na receita, entretanto, ainda é baixo – do total, 14% são provenientes de anúncios para smartphones e tablets no período. Já o número de usuários ativos mensais em todas as plataformas chega a 1,01 bilhão, ou 26% de alta anual.
A companhia não divulgou as metas para o próximo trimestre. Antes da publicação do balanço, as ações fecharam o pregão da bolsa eletrônica Nasdaq com alta de 0,93%, a US$ 19,50 cada, valor ainda bem inferior aos US$ 38 na abertura de capital, em maio. Desde então, os papéis acumulam desvalorizações, frente à incerteza do mercado quanto à capacidade do Facebook de manter captação de receita publicitária, especialmente em mobilidade.