Uma nova fusão foi anunciada no mercado de serviços de TI. Desta vez entre a Braxis IT Services, especializada em SAP, e a Unitech Tecnologia, provedora bahiana de full outsourcing. A fusão cria uma nova empresa que tem a meta de chegar em 2007 com 2,4 mil funcionários e faturamento de R$ 200 milhões.
A companhia vai se chamar Braxis e, além de atuar no mercado brasileiro, vai explorar offshore. Seu plano de internacionalização prioriza dois mercados: Estados Unidos e países ibéricos.
A Braxis IT Services foi criada em março deste ano após a aquisição de duas empresas especializadas em soluções SAP que foram a Pimentel IT Services e a Spec IT Solutions. A companhia tinha um time de 700 funcionários e faturamento de R$ 70 milhões.
Já a Unitech, atuava no mercado desde 1995, com sede em Salvador (BA) e foco nos setores de telecomunicações, financeiro, industrial, governo e serviços. A prestadora de serviços full outsourcing empregava 1,3 mil funcionários e que movimentou neste ano R$ 100 milhões.
A fusão une as competências das duas e forma uma nova empresa que tem a meta de se tornar uma das dez maiores prestadoras de serviços do País. ?A Braxis vem para mudar o mercado de serviços de TI com uma ampla oferta de serviços e uma política agressiva para retenção de talentos?, diz Jair Ribeiro, presidente da companhia.
O executivo, que vem da antiga Braxis, dá o exemplo da forma de contratação do seu time de dois mil empregados que são todos contratados em regime CLT e que são bastante valorizados para evitar o turn over, que de acordo com o executivo é alta no mercado brasileiro de TI e chega a 30%, enquanto os índices internacionais são de 10%.
João Francisco Mendes Neto, ex-presidente da Unitech, completa que a nova empresa nasce com musculatura para crescer no mercado doméstico e externo. Ele afirma que sua companhia estava buscando alternativas para explorar o offhore de TI e a fusão com a Braxis cria uma empresa preparada para cruzar fronteiras. O executivo assume o cargo de diretor comercial e de marketing da nova empresa.
A expectativa da companhia é que em três anos 30% de sua receita venha de clientes estrangeiros. Com esse objetivo, a empresa já começou a batalhar para obtenção da certificação CMMI nível 5, o passaporte para entrada no mercado externo. A Braxis herdou a de nível 3, que veio da Unitech e Ribeiro estima que dentro de aproximadamente dez meses a companhia já tenha o selo máximo que atesta a maturidade do desenvolvimento de software.
A Braxis tem uma carteira de 150 clientes, que segundo Ribeiro apenas dois eram atendidos pelas duas empresas, o que segundo ele há muita oportunidade para expandir na base, já que a nova companhia passa a operar com um portfólio amplo de serviços.
A nova companhia operar com unidades em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Faz parte dos planos da companhia abrir ainda este ano um escritório na Argentina e em 2007 outro nos Estados Unidos.