A Xerox quer ampliar a sua participação no mercado de serviços e está criando uma oferta no modelo BPO (Business Process Outsourcing) para bancos. É uma solução de gerenciamento eletrônico de documento para back office de agências bancárias e para o setor de crédito imobiliário.
Esse serviço já é prestado pela matriz nos Estados Unidos e passa ser explorado também pela filial brasileira. Para estruturar essa oferta, a Xerox buscou reforço de um especialista em outsourcing para bancos, com a contratação de Cláudio Olimpio, que até recentemente integrava o time da subsidiária brasileira da indiana Tata Consultancy Services (TCS). O executivo assumiu o cargo de diretor de BPO para indústria financeira da companhia.
Olimpio explica que a Xerox irá propor aos bancos uma solução terceirizada de gestão eletrônica de documentos. Como a retaguarda de agências e o setor de crédito movimentam um grande volume de documentos, esses são os primeiros alvos da Xerox. A empresa vai digitalizar tudo o que está no papel e administrar o fluxo, usando sistemas que acompanham todo o processo de um documento.
O executivo dá o exemplo dos contratos de financiamento para a casa própria que exigem do cliente uma série de documentos, entre os quais a certidão negativa de débito, que perde a validade em seis meses e exige um controle rigoroso das datas que expiram.
Alguns contratos para liberação de financiamento têm muitas páginas, o que segundo Olimpio,
dificulta para os funcionários das instituições financeiras fazerem o acompanhamento manualmente. A solução de BPO da Xerox conta com tecnologia e inteligência para gerenciar eletronicamente esses processos.
Olimpio constata que há um grande potencial para a prestação desse serviço dentro dos bancos, principalmente por causa do crescimento das operações de crédito imobiliário no Brasil.
Além do serviço de BPO, o executivo diz que a Xerox poderá no futuro assumir a guarda dos documentos físicos. Porém, esse trabalho será em parceria com empresas que atuam nessa área, já que essa não é a especialidade da companhia.