Disposta a abocanhar uma fatia da publicidade online nas redes socais, a Nokia foi buscar na pequena fabricante finlandesa de celulares Benefon, que recentemente mudou seu nome comercial para GeoSentric, a solução para atacar esse mercado. A empresa foi escolhida para fornecer à gigante dos celulares a sua aplicação de redes sociais para uso nos aparelhos modelos N95 e 6110.
A plataforma da GeoSentric, chamada GyPSii, que já é compatível com aparelhos que funcionam com o sistema operacional Windows Mobile e conta com apoio da Symbian, além da própria Nokia, está disponível para a maioria dos celulares, afirmou a Benefon em comunicado.
O aplicativo GyPSii, segundo a empresa, permite que os usuários enviem fotos, vídeos e áudio gravados em seus celulares. Ele utiliza tecnologia de software de geolocalização que decodifica automaticamente o local onde os arquivos estão sendo produzidos. Por meio dessa plataforma, os usuários também podem ver onde seus amigos estão e visualizar e compartilhar lugares visitados.
Combinado com acesso móvel à internet, o GPS (sistema de posicionamento global por satélite) é visto pela indústria de telefonia celular como uma nova dimensão das redes sociais, que pode também ter implicações para o mercado de publicidade.
A GeoSentric, além de desenvolver a plataforma de integração de região geográfica para equipamentos de telefonia móvel, fabrica também equipamentos pessoais de navegação, navegadores web e fornece aplicativos e soluções em regime de OEM para os mercados de consumo e B2B (negócios entre empresas), com base na convergência de serviços baseados em localização, redes sociais, busca, tecnologias de comunicações móveis e web 2.0.