Poucos dias após anunciar que iria tirar suas notícias das páginas de busca do Google, a News Corp. divulgou que planeja colocar o conteúdo de seus jornais nos sites da Microsoft. Segundo disseram pessoas próximas ao assunto ao The Wall Street Journal, ainda não foi discutido se o conteúdo não jornalístico, como o do canal de televisão Fox ou da rede social MySpace, serão colocados nas páginas da empresa.
Segundo o jornal britânico Finantial Times, o acordo com a Microsoft representa um passo importante do grupo de mídia para ampliar sua receita com internet, mas por outro lado ele estaria abrindo mão da audiência gigante que o Google traz para seus noticiários. A Microsoft, por sua vez, tem interesse em se tornar um provedor maior de conteúdo jornalístico para ampliar a participação no mercado de buscas on-line.
As mesmas fontes confirmaram ao The Wall Street Journal as intenções do magnata australiano Rupert Murdoch, dono da News Corp., de retirar as notícias das páginas do Google. Ele afirmou que o serviço que o Google News presta é uma "prática cleptomaníaca" e que o impacto causado na audiência não representa grande diferença para seus negócios.
- Conteúdo jornalístico