A Black Friday está chegando. Uma das principais datas para o varejo será realizada no dia 24 de novembro e até esse momento, os lojistas estão focados em criar diferentes ações de marketing, com o objetivo de aumentar as vendas. Devido à alta concorrência durante o período, todas as atenções dos e-commerces estão voltadas para oferecer descontos significativos, atrair ainda mais clientes e fazer com que eles se tornem fiéis a sua marca.
Uma das estratégias usadas pelos lojistas é a chamada Landing Page (página por onde o visitante chega a um site), cujo objetivo principal durante a época da Black Friday é converter o tráfego em vendas. Por isso, para atrair o máximo de visitantes é preciso usar algumas técnicas para deixar seu site com um layout mais atraente.
O primeiro ponto é inserir informações de maneira simples e de fácil entendimento. O caminho da conversão deve ser rápido e atrair o cliente diretamente ao objetivo final, no caso, as ofertas. O título e o subtítulo, por exemplo, precisam conter uma chamada atraente e clara. Para conquistar o maior número de visitantes, é imprescindível acrescentar algumas palavras-chave estratégicas para melhorar seu rankeamento nos sites de pesquisas e otimizar o tempo de quem procura por algum produto. Por isso, evite palavras genéricas para impedir que haja concorrência com os outros e-commerces.
Se preferir, crie uma página específica com ofertas somente para a Black Friday, dessa forma você facilita o acesso dos consumidores, automatiza os processos e aumenta suas chances de vender mais.
Segunda dica: links da Landing Page são essenciais para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência de compra, pois o direcionam para seu objetivo final, seja para a página do produto, dúvidas frequentes, ou qualquer outro local da loja virtual. Estruturar todo esse processo é muito importante para não perder o visitante durante uma busca. Dessa forma, a página de destino deve ser vinculada diretamente à do produto, permitindo que as pessoas completem a ação em poucos cliques.
Além de todos esses itens citados acima, outro ponto fundamental é a velocidade de carregamento das páginas, já que esse é um fator determinante para que o consumidor permaneça na loja. De acordo com um levantamento do Google Brasil, quanto maior for o tempo de carregamento de dados do site, a probabilidade de abandono cresce 113%. Por isso, não recomendo ter muitos elementos nas páginas.
Por fim, para ter sucesso durante a Black Friday siga essas dicas, estruture muito bem sua Landing Page, crie ações personalizadas, aumente suas vendas e conquiste o máximo de fãs para sua marca.
Alfredo Soares, CEO e fundador da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce.