A Kelley Blue Book, empresa de cotação de carros novos e usados mais reconhecida dos Estados Unidos, lança no Brasil seu site KBB.com.br, que dá o preço certo de veículos na compra ou venda a revendedores, concessionárias ou particulares. O Preço KBB se baseia no processamento de informações do mercado, valores sugeridos pelos fabricantes, revendedores e de transações. Os dados resultantes desse processo passam ainda pela validação de uma equipe de analistas antes de serem publicados no portal, tudo para que os consumidores possam ter maior confiança na negociação.
A Kelley Blue Book permite que os usuários possam fazer uma busca detalhada do preço dos carros, selecionando critérios como marca, modelo, ano, cor e opcionais. Para usados, pode ainda informar quilometragem e estado de conservação do carro para se ter um valor mais apurado. É possível escolher também a região da transação e se será uma compra ou venda, para revendedores ou particulares.
Após selecionar todas estas opções, o Indicador de Preço KBB apresenta um gráfico dividido em três áreas: branca, verde e vermelha. As zonas branca e vermelha indicam que o valor está muito abaixo ou acima do que é indicado pagar, respectivamente. Já a zona verde exibe a Faixa de Preço KBB™, indicando a variação de custo dos veículos que seguem as especificações indicadas pelo usuário em determinada região. Qualquer número dentro dos propostos na área verde indica que o consumidor está fazendo um bom negócio – a média destes representa o Preço KBB™.
A mesma ferramenta para usados pode variar dependendo do tipo de transação, como venda ou compra de revendedor ou particular. Já para novos, além de informar os gastos que o consumidor pode esperar pagar na compra de um veículo na concessionária, a Kelley Blue Book também estima taxas e impostos. Com isso, é possível saber o custo real para sair com o carro do local. No site é possível fazer simulações para todos os casos e descobrir o preço certo.
"As tabelas tradicionais no Brasil não levam em consideração diversos fatores na hora de sugerir um valor no veículo, como quilometragem, estado de conservação ou tipo de transação, se compra ou venda. Isso faz com que o preço consultado seja muito diferente do praticado. Queremos acabar com essa frustração dos compradores ao lançar no Brasil o Preço KBB™, que dá poder ao consumidor para saber se aquela é a melhor negociação ou não", afirma Carlos Domingues, diretor geral da Kelley Blue Book no Brasil.
Criada há mais de 90 anos e com operações nos Estados Unidos, Portugal e agora no Brasil, a Kelley Blue Book é referência para preços de carros novos e usados no mercado norte-americano, o segundo maior do mundo. A empresa faz parte do grupo Cox Automotive e tem parceria comercial com o iCarros no Brasil. Ela é a marca automotiva mais buscada no Google nos EUA, com mais de 21 milhões de visitas por mês – 2 em cada 3 pessoas usam a KBB.com durante o processo de compra e venda de um veículo.