Grupo Rio Vermelho reduz 30% do tempo no processo logístico com automação da gestão logística

0

O Grupo Rio Vermelho é considerado um dos dez maiores atacadistas distribuidores do Brasil, contando com 22 mil clientes em seis Estados. Diante da alta demanda e dinamicidade do dia a dia, o Grupo sentiu a necessidade de otimizar seus processos logísticos para reduzir os erros e o tempo de execução das atividades.

Para apoiar este gerenciamento, o Rio Vermelho adotou o WMS (Warehouse Management System) da onBlox, empresa do Grupo Máxima que atende toda a cadeia de abastecimento brasileira e é responsável por automatizar e controlar os processos logísticos, da expedição à entrega.

A escolha se deu em razão da proposta diferenciada do onBlox, que disponibiliza uma plataforma para ser implementada em fases. Isso possibilitou que o Grupo Rio Vermelho adquirisse cada parte da solução de acordo com as suas necessidades. O controller da Rio Vermelho, Luciano Teles, explica que além dessa vantagem, a solução WMS da onBlox é disponibilizada na nuvem, livrando a operação de manter uma infraestrutura interna dedicada para rodar o software.

Antes da adoção do WMS, o atacadista realizava os processos logísticos manualmente. A separação dos produtos era feita sem automatização, com a emissão de um relatório impresso. Atualmente, isso é executado com celulares, otimizando toda a atividade com a funcionalidade de voice picking dentro da própria aplicação da onBlox, que executa a separação de mercadorias por comando de voz, permitindo maior ganho de tempo e redução de erros durante a etapa logística.

Outra mudança promovida pela solução da onBlox envolve a entrada das mercadorias no Centro de Distribuição. Sem um software logístico, a conferência dos produtos era realizada no momento da entrada no box. Com o WMS, isso já pode ser feito de maneira otimizada, ou seja, os itens podem ser recebidos e armazenados na mesma etapa, o que permite rastrear o processo e evitar a divergências de produtos.

Por conta da facilidade atribuída à etapa de recebimento das mercadorias, que passou a realizar duas fases em um só momento, o Grupo Rio Vermelho conseguiu reduzir os gastos com papel. Além disso, outra mudança foi a redução da equipe de recebimento, sendo necessário apenas 50% do time após os novos procedimentos, direcionando as pessoas para atividades mais estratégicas. Outro benefício está no ganho de confiabilidade e agilidade nos processos, que resultou no corte de cerca de 30% do tempo de execução das atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.