Sustentabilidade é um tema transversal aos negócios do Grupo Carrefour Brasil, tanto que ele está inserido na agenda estratégica global da companhia há muitos anos. Todos os compromissos do Grupo seguem alinhados com as estratégias mundiais de sustentabilidade e respeito ao ambiente e aos direitos humanos, seguindo às premissas do Pacto Global e o cumprimento da Agenda 2030 e de seus Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o de Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).
Um movimento que vem chamando atenção há alguns anos é relacionado a veículos elétricos e / ou híbridos. Com o crescimento e relativa popularização desses carros, cresce também a necessidade de desenvolver a malha de recarga veicular. Hoje, no Brasil, o número de pontos públicos com este fim ultrapassa os 500, todavia mais de 90% deles não oferecem nenhum tipo de conectividade.
No Brasil, ainda que o crescimento do setor seja mais tímido, o país tem conseguido ótimos resultados. Em 2020, as vendas dos carros elétricos e híbridos atingiram 1% do total e, no último mês de abril de 2021, este número dobrou.
Pensando em acompanhar esse movimento e trazer maior comodidade e praticidade aos seus clientes, O Grupo Carrefour Brasil, por meio da sua unidade imobiliária, o Carrefour Property, instalou estações com carregadores elétricos em cinco locais: Jardim Pamplona Shopping, Hipermercados Tatuapé e Brooklin, no Butantã Shopping e no Carrefour da unidade Villa Lobos.
Com este investimento, o Carrefour Property mostra sua preocupação com o meio ambiente e busca cada vez mais modernizar seus espaços para atender as necessidades e anseios de seus clientes dos shoppings e galerias.
"Estamos aliando a tecnologia, sustentabilidade e conectividade para os nossos espaços, movimento esse cada vez mais constante dentro do Carrefour Property. Nossa parceria com a Tupinambá busca exatamente atender as demandas dos nossos clientes e acompanhar essa tendência que está cada vez mais disseminada no mundo", reforça Patricia Lima, Gerente Comercial do Carrefour Property.
As estações são equipadas com carregadores semi-rápidos de 22kw, tela interativa de 55 polegadas. O projeto da Estação de Recarga da Tupinambá é assinado pela Agência de Design Questtonó e premiado no Brasil Design Awards de 2020.
"Entendemos que embora a demanda de carros elétricos seja tímida no país, esse movimento está em franca ascensão e deve crescer rapidamente. Para nós, estimular esforços de energia limpa com nossos clientes e parceiros está alinhado às nossas práticas de proporcionar soluções sustentáveis em todo nosso ecossistema e é um alinhamento de todo Grupo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, afirma Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade.
O avanço do uso de carros elétricos no país está também aliado ao avanço no que se diz respeito a inovação e tecnologia aqui no Brasil, o que possibilita a possibilidade de seus usuários terem mais opções para a recarga do veículo e seguir contribuindo com o meio ambiente.
"Em meio a uma forte e necessária discussão sobre inovação e tecnologia, a chave do sucesso da Tupinambá é focar nossa solução na experiência do dono de carro elétrico. Para isso não medimos esforços e atendemos no modelo ponta-a-ponta ajudando o parceiro em todas as etapas do processo de adoção de Mobilidade Elétrica"- aponta Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá.