Schneider Electric entra para a lista das melhores invenções de 2022 com tecnologia para ajudar em desastres naturais

0

Schneider Electric e o Footprint Project anunciaram que o trabalho de desenvolvimento e implementação de microgrids móveis conectadas à nuvem para alívio de desastres foi nomeado para a Lista das Melhores Invenções de 2022 da Time, que apresenta as principais inovações capazes de mudar vidas.

Após desastres climáticos, as equipes coletivas das instituições desenvolveram microgrids de energia limpa, com capacidade para serem implementadas rapidamente em comunidades impactadas, tecnologia reconhecida na categoria Energia Verde na lista da Time. Juntas, as organizações desenvolveram uma nova forma de levar eletricidade aos locais do desastre com soluções digitais, fornecidas pelo Microsoft Azure, que garantem visibilidade em tempo real. Dessa forma, permite que os locais otimizem suas funções com dados, distribuição de energia e gerenciamento desde o início. Mais de 20 locais de apoio às comunidades receberam o suporte de geradores solares móveis que forneceram 100 kW+ de energia solar fotovoltaica e 350 kWh+ de armazenamento, atendendo mais de 8 mil cidadãos. Essas microgrids ajudam a ativar cozinhas comunitárias que distribuem refeições, com suporte para laptops e Wi-Fi, e a fornecer energia para instalações habitacionais de baixa renda para idosos. 

"Quando ocorrem desastres como furacões ou incêndios florestais, muitas vezes resultantes ou mais intensos por nosso clima em mudança, a resposta tradicional tem sido mobilizar geradores a diesel – o que é análogo a combater fogo com fogo", afirma Samantha Childress, gerente de Arquitetura de Soluções e Microgrids da Schneider Electric para América do Norte. "Estamos honrados em receber esse reconhecimento da Time por nosso trabalho coletivo com as equipes dedicadas do Footprint Project e da Microsoft para desenvolver um sistema que forneça energia limpa e confiável para comunidades que são significativamente prejudicadas em eventos de desastres." 

Por meio da parceria da Schneider Electric com o Footprint Project, as organizações visam construir comunidades mais sustentáveis para promover soluções resilientes de longo prazo e fornecer auxílio para aqueles que sofrem com o inesperado. Como exemplo, é possível citar os Estados Unidos. Por causa da gravidade do furacão Ida, que passou pelo país em 2021, muitas comunidades atingidas da Louisiana ficaram longos períodos sem energia. Havia uma urgência crescente em garantir que essas fontes pudessem ser otimizadas para ter um impacto duradouro. As microgrids utilizam inversores inteligentes, não exigindo mais uma pessoa no local o tempo todo para garantir o funcionamento operacional. Coletivamente, as organizações podem dimensionar as habilidades das frotas para alcançar mais comunidades carentes. 

"O Footprint Project, em parceria com a Schneider Electric e a Microsoft, estão honrados em receber esse prêmio. À medida que os desastres climáticos aumentam em frequência, gravidade e escala, as microgrids solares móveis são essenciais para garantir o acesso equitativo à eletricidade e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada de carbono da ajuda humanitária", diz Will Heegaard, diretor de operações do Footprint Project. Segundo ele, a capacidade de monitorar a frota remotamente, coletar dados importantes para melhorar o desempenho do sistema e alertar as equipes de campo sobre as necessidades de manutenção é vital para implantar energia mais limpa de forma eficaz em comunidades em crise. "À medida que nos esforçamos para construir a resiliência da comunidade por meio do empoderamento energético, estamos muito gratos por esse reconhecimento!" 

"Estamos orgulhosos do parceiro da Microsoft, Schneider Electric, e de seu trabalho ajudando comunidades na Louisiana afetadas pelo furacão Ida. Combinando nossa tecnologia, podemos acelerar nosso impacto coletivo e nossa capacidade de responder, recuperar e reimaginar nosso futuro compartilhado juntos", aponta Lakecia Gunter, vice-presidente de vendas de soluções para parceiros de dispositivos WW da Microsoft. 

A força motriz por trás do trabalho coletivo da Schneider Electric com o Footprint Project e o Azure é o objetivo de ajudar aqueles em necessidade em razão das situações de desastre. Por meio de doações, voluntários, equipamentos e consultoria especializada, a Schneider Electric permite que o Footprint Project forneça acesso equitativo à eletricidade em situações críticas. Seu trabalho continua a se expandir para mobilizar novas áreas e alcançar mais pessoas quando ocorre um desastre. 

Para o Brasil, que frequentemente lida com desastres naturais como enchentes e deslizamentos, a iniciativa também será promissora. De acordo com Leandro Bertoni, vice-presidente da divisão de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul, soluções como essa podem ajudar as regiões afetadas – como os Estados da Bahia e do Rio, que sofreram com esses problemas no início de 2022 – a manter o abastecimento de eletricidade em locais de atendimento ou socorro aos feridos e desabrigados.  

Para compilar a lista, a Time solicitou indicações dos editores e correspondentes em todo o mundo e por meio de um processo de inscrição online, com atenção especial aos campos em crescimento – como a indústria de veículos elétricos, energia verde e o metaverso. A Time então avaliou cada candidato em vários fatores-chave, incluindo originalidade, eficácia, ambição e impacto. 

"O resultado é uma lista de 200 invenções inovadoras (e 50 com menção especial) – incluindo Inteligência Artificial de mapeamento de vida, diamantes feitos de excesso de carbono no ar e o telescópio mais poderoso de todos os tempos – que estão mudando a forma como vivemos, trabalhamos, nos divertimos e pensamos sobre o que é possível", avaliam os editores da Time. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.