Com uma renda média mensal de R$ 7 mil e uma representatividade de 90% entre o gênero masculino, hoje 55,6% dos integradores solares possuem ensino superior completo. Esses e outros dados foram mapeados pela 1ª pesquisa sobre a atuação de integradores no Brasil, realizada pela 77Sol. Para chegar ao resultado, a energytech esmiuçou o perfil dos mais de 13 mil profissionais cadastrados em sua plataforma.
Além da escolaridade, gênero e faturamento, o levantamento inédito identificou também que 35% dos integradores solares ingressaram na área há pelo menos três anos. Enquanto isso, 20% dos profissionais iniciaram a carreira entre três e cinco anos. 20% também atua entre um e dois anos.
Já sobre a faixa etária, a predominância apareceu entre os profissionais de 30 a 40 anos, com 44,4% dos profissionais cadastrados. Integradores entre 40 e 50 anos, além daqueles que possuem de 50 a 60 anos, aparecem na sequência com 22,2% cada.
Em relação ao estado de atuação dos profissionais, São Paulo lidera a lista, com 13,97% dos cadastrados. Na sequência surgem Mato Grosso do Sul (11,09%), Paraná (9,88%), Pará (8,18%), Rio de Janeiro (8,18%) e Goiás (6,13%).
Benefícios
De acordo com Luca Milani, CEO e fundador da 77Sol, o estudo mapeou ainda que os profissionais que ingressam no mercado têm bastante conhecimento sobre o potencial da energia solar por conta de sua formação no ensino superior. "Mas há também integradores, na faixa de 40 a 60 anos, que encontraram no segmento uma oportunidade de complementar a sua renda. Neste cenário, o estado de São Paulo sai à frente muito por conta da facilidade do acesso a informações a respeito do setor", avalia.
O empreendedor ainda revela que atualmente os integradores estão buscando entregar os melhores serviços e soluções a seus clientes. Na pesquisa, a energytech observou que 35% dos integradores cadastrados utilizam o ecossistema da 77Sol por conta dos melhores preços de mercado. Outros 30% justificam o uso pela possibilidade de profissionalizar o seu trabalho. Já 20% apontaram a otimização do tempo de serviço, enquanto 15% relataram a possibilidade de ganhar escala como o grande diferencial.
Sobre a média mensal de projetos fechados via a plataforma, a taxa varia de 1,8 a 2,7 para cada integrador. "O mercado de energia solar é a união de duas necessidades muito importantes, pois é sustentável e econômico. Por isso, a missão é entregar as melhores soluções para que os nossos integradores parceiros consigam ter diferenciais perante o consumidor final, contribuindo para conclusão de mais negócios", conclui Milani.