TVA e ITSA ingressam no programa Gesac

0

A TVA e a ITSA acabam de firmar um acordo com o Ministério das Comunicações com o objetivo de desenvolver novas alternativas de acesso para o projeto Gesac (governo eletrônico ? serviço de atendimento ao cidadão) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A parceria, assinada nesta sexta-feira (23/12), inclui acesso a conteúdos de programação de TV por assinatura e internet em banda larga em instituições públicas de ensino nessas cidades.

Para viabilizar o acordo, as empresas vão utilizar o padrão 802.16d do WiMax, atuando na freqüência de 2,5 GHz do Multipoint Multichannel Distribution System (MMDS). Recentemente, a TVA digitalizou sua rede MMDS em São Paulo, aumentando assim sua área de atuação. O Rio de Janeiro passará pelo mesmo processo em 2006. Nas cidades de Belo Horizonte e Brasília, a ITSA atuará com suas operações de MMDS.

Em São Paulo, a TVA já beneficia 16 escolas da rede pública por meio do programa TVA na Escola. São mais de 20 mil alunos atendidos e, por meio desse acordo, o projeto será expandido. Com a assinatura da parceria, crianças e adolescentes do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília também passarão a ser beneficiadas. Na capital mineira, a TVA e a ITSA atenderão 25 escolas que terão pontos de acesso à internet em banda larga e a conteúdos de programação de TV por assinatura, inicialmente com cinco centros atendidos.

O projeto teve início nesta sexta-feira na instituição C.A.C. Vera Cruz. Na capital federal, uma sala de atendimento ao cidadão, dentro do gabinete do Ministério das Comunicações, foi inaugurada dia 21 de dezembro.

Os novos usuários terão acesso a conteúdos variados. Entre eles, a programação dos canais TV Escola, TV Câmara, TV Senado, Futura, TV Justiça e Século XXI / Gênesis, além de acessar as informações do Almanaque Abril, revista Superinteressante (acervo de 15 anos da publicação, na íntegra), revista Nova Escola e programa Veja na Sala de Aula (com mais de 3 mil planos de aula, enquetes e fóruns de professores). Os conteúdos dos canais Discovery e National Geographic serão oferecidos em breve.
?Faz parte da missão da TVA e do Grupo Abril contribuir com a educação do país. Quando lançamos o programa TVA na Escola, em 2004, tínhamos esse objetivo. O acordo com o Ministério das Comunicações ajuda a consolidar essa estratégia, atingindo cidades como Belo Horizonte e Brasília?, afirma Amilton de Lucca, diretor de novos negócios da TVA.

A operadora lidera esse trabalho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e a ITSA, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Ambas são apoiadas pela Neotec, a associação das operadoras de MMDS, da qual a TVA e a ITSA fazem parte. ?Unimos a experiência da Neotec nessa área com o serviço que disponibilizamos em internet banda larga para promover a inclusão digital?, comenta Hermano Albuquerque, presidente do grupo ITSA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.