Está em vigor no Twitter uma campanha denominada "Guerra dos Banhos", criada para promover o Movimento CYAN, uma ação coletiva concebida pela Ambev para incentivar o uso consciente da água.
"Nossa ideia era aumentar os acessos no site do Movimento CYAN por meio de ações nas redes sociais voltadas para o público jovem, e essa disputa divertida leva os usuários a se conscientizarem de uma forma leve", comenta Alexandre Cezário, diretor executivo da TV1.Com.
A ação no Twitter consiste em monitorar todos os comentários espontâneos do microblog que contenham as expressões "banho rápido" ou "banho demorado". Os autores dos tweets recebem um reply do perfil @GuerraDosBanhos para conhecer a campanha e são incentivados a manter a boa atitude do banho rápido, ou levados a repensar o desperdício de água com o banho demorado.
A ação também conta com um site onde os tweets com as duas expressões são mostrados em tempo real e um contador identifica qual tipo de banho é o mais frequente no momento. O placar se reflete em um globo terrestre que ilustra a página. A disputa é reiniciada a cada semana.
A ação foi criada pela TV1.Com em parceria com a TV1 RP e o Núcleo de Mídias Sociais do Grupo TV1.