O serviço de internet da Net, o Virtua, passou instabilidade na manhã desta quinta-feira, 24, na cidade de São Paulo, e deixou usuários de várias regiões da capital paulista sem acesso à rede mundial ou com com dificuldade para navegar. Por volta das 10h (horário de Brasília), a empresa informou que o problema havia sido normalizado, mas não informou a causa da pane. Os problemas começaram por volta das 6h30.
Devido ao enorme volume de ligações telefônicas para a central de relacionamento da empresa, o serviço de suporte ao assinante não foi capaz de atender os chamados dos clientes, segundo relatos de usuários que se manifestaram em sites como o Twitter e Facebook.
A redação de TI INSIDE Online tentou realizar três chamadas por volta das 8h para o serviço, mas não conseguiu falar com algum atendente. Rumores nas redes sociais davam conta que o problema seria com servidores DNS da companhia, mas ela nega. Em nota, a Net atribuiu o problema que causou indisponibilidade no serviço de banda larga a uma "ocorrência na rede de dados".
Leia, abaixo, a íntegra do comunicado enviado pela companhia:
A NET informa que uma ocorrência na rede de dados da operadora causou indisponibilidade no serviço de banda larga nas primeiras horas da manhã de hoje (24/01) na cidade de São Paulo.
O problema iniciou por volta das 6h30 da manhã e foi normalizado às 9h30. As causas estão sendo investigadas pela equipe técnica da operadora.
Os clientes que identificarem qualquer dificuldade em acessar os serviços podem reiniciar o modem e o computador ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 106 21.
A NET pede desculpas pelos inconvenientes causados e informa que o período de indisponibilidade será ressarcido automaticamente na próxima fatura dos clientes.
O Procon-SP irá acompanhar o caso nos próximos dias, no qual a Net é obrigada a reembolsar os consumidores pelo período em que o serviço esteve fora do ar. A medida é uma regra da regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em caso de interrupção ou queda da qualidade do serviço. "A prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas que o serviço ficou interrompido ou teve sua qualidade diminuída. O prometido ressarcimento será acompanhado por esta Fundação", alertou o órgão.