A Totvs, maior fabricante brasileira de software de gestão empresarial, adquiriu 100% do capital social da W&D Participações, detentora da PC Sistemas. A empresa, que desenvolve soluções de gestão empresarial para os segmentos de distribuição, atacado e varejo, faturou R$ 52 milhões no ano passado, atendendo mais de 1,5 mil clientes em todo o Brasil. O valor da transação poderá alcançar R$ 95 milhões.
Em comunicado, a Totvs diz que a união das duas empresas traz oportunidades de sinergias por meio da expansão do portfólio de produtos, que irá agregar soluções que integram tanto o mercado de distribuidores e atacadistas quanto o de varejo. A Totvs ressalta que a aquisição fortalecerá ainda mais o seu posicionamento entre as pequenas, médias e grandes empresas nesses segmentos.
“Com esse movimento, a Totvs reforça sua estratégia de segmentação, trazendo para o grupo mais uma empresa com conhecimento e produtos específicos. Por isso, estamos investindo na experiência de 26 anos no mercado de software e na equipe de 500 colaboradores da PC Sistemas”, diz Alexandre Dinkelmann, vice-presidente executivo de estratégia e finanças da Totvs.
O investimento da Totvs na aquisição da PC Sistemas contemplará pagamentos fixos e variáveis vinculados a indicadores financeiros, como o alcance de metas de receita líquida e margem Ebitda para o ano de 2013.
Troca de cadeiras
Além da transação, a Totvs anunciou a nova composição do conselho de administração e de vice-presidências. Laércio Cosentino optou por continuar como CEO, não acumulando a presidência do conselho, que passa a ser ocupada pelo membro independente Pedro Luiz Barreiros Passos. A vice-presidência do conselho fica a cargo de Germán Pasquale Quiroga Villardo, também membro independente. Com esta decisão, a presidência do conselho de administração torna-se formalmente independente em relação aos executivos da companhia.
Outra mudança foi a nomeação de Marília Rocca para o cargo de vice-presidente de negócios da companhia, que deixa o conselho de administração. O lugar dela no conselho será ocupado por Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana, como membro independente. Ela foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários de 2007 a 2012, tendo desempenhado a função de diretora na mesma instituição de 2006 a 2007.
O conselho também elegeu os executivos que estarão à frente de posições estratégicas da Totvs e que serão responsáveis pelas metas estratégicas de médio e longo prazo da companhia.