Depois de um acidente, é usual que uma seguradora leve vários dias para analisar os danos nos veículos envolvidos. A alemã T-Systems e a Spearhead, startup baseada em Zurique, estão agora reduzindo este tempo para apenas um minuto. Todo o processo de sinistro está digitalizado – da notificação do acidente à documentação de danos, incluindo as avaliações e as ordens de reparo.
O gerenciamento digital de sinistros para seguradoras é o elemento principal da solução Digital Drive, oferta de carro conectado da T-Systems. A solução pode também oferecer funcionalidades de conexão a veículos novos e usados sem acesso à internet integrado.
Para digitalizar o processo de sinistro, o veículo segurado é conectado por meio de um plug a uma interface de diagnóstico. Quando o acidente ocorre, a seguradora recebe imediatamente uma análise completa, por meio de um portal. Ao mesmo tempo, os custos de reparo são calculados em tempo real e a ordem de reparo pode ser emitida em seguida. Além disso, os documentos solicitados ao dono do veículo podem ser fornecidos via aplicativo.
A solução Digital Drive também conta com funcionalidades para os motoristas, como informações em tempo real sobre o status do veículo: nível de combustível, posição do veículo e alertas em caso de vibrações ou reboque. As seguradoras também podem utilizar estes dados como base para o cálculo, premiando os motoristas mais cuidadosos.
Novo parceiro
A solução é resultado de uma parceria recém anunciada entre a T-Systems e a Spearhead, que começou a operar no mercado de seguros de carros em 2015. Na solução, a T-Systems fornece o adaptador OBD2, que conecta os carros à plataforma e à infraestrutura de nuvem. A Spearhead fornece o software de gerenciamento de sinistros, o portal para as seguradoras e a funcionalidade de documentação de danos para os proprietários dos veículos.