O que 50 líderes de produto têm para dizer sobre gestão de times em 2024?

0

Nos últimos anos, as equipes de Produto encararam um cenário repleto de desafios, adaptações e evoluções. Com a oscilação do valuation das empresas de tecnologia, decorrente do cenário macroeconômico, houve certa instabilidade para o segmento que estava acostumado à abundância de recursos. Porém, ao mesmo tempo, com o boom de novas tecnologias, tornou-se necessário apresentar respostas ágeis e eficientes ao cliente final. Liderar nesse ecossistema desafiador exige, além das habilidades esperadas, a compreensão clara das mudanças que podem moldar o caminho da gestão do time de produto.

Diante desse contexto, a BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, falou com nomes importantes da liderança de Produto, e reuniu no paper "Leading Tech Insights: Liderando Produto em 2024" 3 insights importantes que proporcionam uma visão completa das tendências e desafios que impactarão a área em 2024.

1 – O setor de Produto precisa se voltar para negócios

Depois de período turbulento, a ênfase do mercado de Produto e Tecnologia agora está na busca pela sustentabilidade financeira, em vez de priorizar o crescimento a qualquer custo. Como resultado, as organizações de Produto estão se esforçando para se adaptar a essas novas demandas.

De acordo com informações coletadas pela BossaBox para o paper, se em outro momento a equipe de  Produto era considerada uma área de Gestão de Projetos, atualmente é enxergada e cobrada como uma área de Negócios. Isso significa que o foco está menos na entrega e mais nos resultados e na redução de riscos, levando em consideração o planejamento, a priorização e a gestão das expectativas relacionadas ao setor.

De acordo com João Zanocelo, Co-fundador e Head de Produto e Marketing da BossaBox, "sempre deveria ter sido assim, mas na prática não era o que acontecia. Até hoje, algumas organizações de Produto ainda estão aprendendo a realizar essa transição, mas finalmente estamos vendo o cenário mudar", complementa.

2 – Ciclos de entrega precisam ser menores

No período anterior à crise no ecossistema de inovação, a área de Produto era ambientada  com recursos altos, e havia espaço para prolongar a descoberta e entrega, visando uma "discovery perfeita". No entanto, com restrições orçamentárias e pressão por resultados rápidos, os processos que eram considerados padrão passaram a ser questionados, principalmente pela alta liderança.

"O mercado vive um novo momento, muito mais pragmático, onde as entregas da equipe de Produto são responsáveis por ajudar a tornar o negócio rentável, ou seja, é o momento de obter resultados rapidamente, por isso é necessário uma equipe muito qualificada e a gestão voltada para as metas", explica Zanocelo.

3 – A importância de diferentes estruturas organizacionais

O último insight identificado é pertinente acerca da estrutura das organizações de Produto. Isso porque a área já ganhou a visibilidade que merece, sendo de grande importância para a liderança e negócios e os processos foram alterados para gerar entregas menores. Dessa mesma forma, foi necessário também modificar a composição das equipes. Os times tornaram-se mais enxutos devido à redução do orçamento; houve uma transição para organizações mais horizontais, com o objetivo de aumentar a eficácia da comunicação e do processo decisório; e percebeu-se um movimento em direção a organizações mais flexíveis, capazes de responder de forma mais adaptável a demandas imprevisíveis.

É importante destacar que, no mercado de tecnologia, assim como nos demais, ocorrem ciclos de crescimento e declínio frequentes e intensos. Embora tenha sido um momento desafiador para o setor, essas transformações impulsionam o setor e profissionais de Produto a evoluir e adquirir maior maturidade, resiliência e importância naquilo que realmente agrega valor às companhias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.