O Facebook, maior rede social do mundo, deverá abocanhar este ano uS$ 5,06 bilhões em receitas com publicidade online. Isso representa crescimento de 60%, abaixo dos 68,2% de expansão registrados em 2011. A estimativa é da empresa de pesquisa e consultoria eMarketer.
A consultoria diz que essa redução da taxa de crescimento ano a ano se manterá, e que em 2014 o faturamento global com anúncios da gigante de rede social estará em torno de US$ 8 bilhões.
Anúncios ainda são a maior fonte de receitas da rede social, mas a eMarketer prevê queda para 83% do total este ano (contra 95% em 2010). O restante virá de créditos e outras fontes.
A participação dos Estados Unidos na receita com publicidade online do Facebook está encolhendo, segundo os analistas. A estimativa é de 51% este ano e 49% em 2013 e 2014, contra 55% em 2011.
Em 2011, o Facebook atraiu 5,4% de todas as receitas de publicidade online geradas nos Estados Unidos. Essa taxa deverá aumentar este ano para 6,5%, representando montante de US$ 2,58 bilhões, segundo a eMarketer.