Você acredita que informações confidencial são protegidas pelas políticas de segurança de TI das empresas? Pense sobre isso. Uma nova pesquisa encomendada pela Xerox e McAfee revela que 33% dos empregados dizem que nem sempre seguem as políticas de segurança de suas empresas e 21% afirmam que sequer têm consciência das políticas – o que coloca em risco desde a segurança de cartões de crédito de clientes, relatórios financeiros e de Recursos Humanos e documentos fiscais.
Para resolver este problema, Xerox e McAfee estão se unindo para criar um sistema de segurança para ajudar as empresas a se protegerem contra as ameaças a dados confidenciais. Através da integração de software McAfee aliado à tecnologia Xerox, as duas companhias planejam usar um método que permite somente arquivos aprovados, oferecendo proteção significativamente maior do que as tradicionais táticas conhecidas como “lista negra”, onde o utilizador deve estar ciente e bloquear de forma proativa contra vírus, spyware e outros softwares danosos ao sistema. Além disso, a solução oferece uma forma de rastrear e investigar a origem do tempo e dos eventos de segurança, e agir sobre eles.
"Com mais de 50 mil novas ameaças de segurança que surgem a cada dia, proteger informações confidenciais da empresa é um desafio para os gerentes de TI – especialmente quando você considera que qualquer dispositivo, desde um PC até um aparelho de fax, podem estar expostos a essas ameaças", disse Rick Dastin, presidente da Enterprise Business Group, uma empresa do grupo Xerox. "Esta parceria vai trabalhar para garantir que esses dispositivos estejam seguros e as informações sobre a empresa protegidas."
Xerox e McAfee estão melhorando a segurança dos dispositivos na rede para proteger os dados da empresa – uma solução necessária de acordo com dados da pesquisa, que também descobriu que algumas empresas não tomam medidas simples para reduzir os riscos, tais como assegurar que os funcionários estejam cientes de políticas de TI e códigos de acesso de uso para pegar impressões e cópias.
Veja os resultados adicionais encontrados na pesquisa:
• 39% dos funcionários que copiam, digitalizam ou imprimem informações confidenciais no trabalho se preocupam, pelo menos às vezes, se a informação sobre um dispositivo de rede permanecerá segura.
• Metade (51%) dos empregados cujo trabalho tem uma impressora, copiadora ou Multifuncional diz que copiou, digitalizou ou imprimiu informações confidenciais no trabalho.
• Dos 39% que dizem se preocupar às vezes com a segurança das informações confidenciais, 86% informam ter preocupação com informações pessoais, 77% com dados de clientes, 77% com informações do empregado e 70% com as informações da empresa proprietária.
• Mais da metade (54%) diz que computadores representam a maior ameaça à segurança de rede da sua empresa em comparação com outros dispositivos de TI, enquanto apenas 6% dizem que são as Multifuincionais as maiores ameaças.
• Apenas 13% dos empregados cujo trabalho tem uma impressora, copiadora ou Multifuncional diz que é solicitado a digitar uma senha ou código de acesso na máquina antes de lançar um trabalho que eles estão imprimindo ou copiando.
"O cenário de ameaças evoluiu para incluir dispositivos que, quando originalmente concebidos, nunca foram considerados ameaças à segurança", disse Tom Moore, vice-presidente de vendas da McAfee. "Agora percebemos a necessidade de segurança em dispositivos como as multifuncionais para proteger dados confidenciais que, se perdidos ou roubados, podem afetar negativamente a empresa e seus funcionários. A parceria entre McAfee e Xerox inclui segurança no dispositivo para melhorar a proteção".