A IBM firmou parceria com a Juniper Networks para o desenvolvimento de dispositivos de redes com software de análise integrado, com o objetivo de aproveitar os recursos de big data para melhorar as aplicações móveis e outros programas nas corporações.
As empresas vão projetar e vender ferramentas que possibilitam às organizações analisar informações e operações de atualização, além de reduzir custos e melhorar a forma como os aplicativos são executados, de acordo com um comunicado conjunto divulgado por elas nesta terça-feira, 24. Ainda segundo a nota, os novos recursos possibilitarão ao usuário final assistir vídeos ao mesmo tempo em que está executando um aplicativo de negócio ou no momento em que faz o gerenciamento de dispositivos conectados à web.
Tanto a IBM quanto a Juniper estão sob pressão para aumentar o apelo sobre seus produtos, e têm buscado parcerias com empresas concorrentes para incrementar suas tecnologias, segundo analistas. As vendas das duas empresas registraram queda no ano passado.
"A relação com a Juniper é muito estratégica", disse Inhi Cho, vice-presidente de estratégia de business analytics da IBM, em entrevista à Bloomberg News. "É uma grande oportunidade para nós escalarmos e acelerarmos novas capacidades. Analytics não é um recurso separado, mas algo que deve ser embutido na rede", disse ele durante a conferência InterConnect, que a IBM realiza esta semana em Las Vegas, nos EUA.
Ainda de acordo com Cho, o acordo é voltado a ajudar provedores de serviços de comunicações a resolver gargalos de dados que fluem através de suas redes. O executivo se recusou a fornecer detalhes sobre o negócio entre as empresas, nem tampouco quis dar uma estimativa de receita da IBM com a parceria.
Cloud computing
Os acionistas têm criticado o desempenho das vendas da IBM, que vêm caindo há três anos seguidos. A empresa tem procurado investir em áreas como análise de dados e computação em nuvem para compensar a fraca demanda por serviços e hardware tradicionais.
A Juniper, por sua vez, tem perdido participação de mercado seguidamente para a Cisco Systems e concorrentes menores, como a Arista Networks e Brocade Communications. A Cisco, por exemplo, anunciou, em dezembro do ano passado, seu próprio pacote de software para análise de dados em rede. Concentrando-se na análise de informações em tempo real, os oito conjuntos de programas da empresa visam ajudar os varejistas e outras empresas a utilizar de forma melhor os dispositivos conectados à web.
Com o foco de vendas principalmente em operadoras de telefonia e grandes data centers, a Juniper tem sido particularmente ameaçado pela consolidação do conceito de rede definida por software (SDN, na sigla em inglês), que permite que sistemas sofisticados sejam executados em equipamentos mais baratos. No início deste mês, o Facebook lançou um sistema deste tipo.