STF vota pela modulação de efeitos da decisão pela tributação de ISS sobre software

1

Na tarde desta quarta-feira, 24, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu como deve ser aplicada a decisão estabelecida pela incidência do ISS sobre as operações com software. A modulação de efeitos, que havia ficado pendente na última quinta-feira (18) após a decisão do órgão, agora vale tanto para o produto chamado "de prateleira", comercializado no varejo, quanto para o disponibilizado por encomenda.

Para a ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software a decisão de modulação de efeitos é muito importante. "Gostaria de parabenizar o Supremo por essa conclusão, que certamente favorecerá o setor de tecnologia. Evitando mais batalhas judiciais e restabelecendo segurança jurídica, fundamental para atratividade de investimos para o setor de tecnologia brasileiro e seu dinamismo. Consequentemente, teremos mais soluções inovadoras que certamente aumentarão a produtividade em diversos setores da economia", afirma Rodolfo Fücher, presidente da entidade.

Com a intenção de evitar que o tema seja novamente judicializado, foram fixadas soluções para oito situações diferentes:

  • As empresas que já recolheram ICMS não poderão pedir de volta aos Estados os valores pagos de forma indevida, assim como os municípios não poderão cobrar dos contribuintes o ISS.
  • Quem recolheu ISS no passado terão os pagamentos validados e não poderão ser cobrados pelos Estados.
  • As empresas que não recolheram nenhum dos dois tributos ficarão sujeitas à cobrança somente de ISS e devem respeitar o prazo de cinco anos da prescrição.
  • Aquelas que pagaram os dois tributos poderão pedir de volta os valores pagos aos Estados.
  • Os juízes deverão aplicar o novo entendimento do STF, de incidência do ISS às operações com software, para as empresas que possuem ações judiciais em andamento contra os Estados.
  • Ações movidas pelos Estados contra contribuintes que não recolheram o ICMS deverão ser extintas, com ganho de causa às empresas.
  • Para as ações de cobrança movidas pelos municípios também deverá ser aplicado o novo entendimento do STF, assim confirmando a dívida de ISS.
  • As ações movidas pelos contribuintes contra os municípios perderão a causa, já que será aplicado o novo entendimento do STF.

"A modulação nesse caso é emblemática, pois, numa sofisticação jamais empregada, se adiantou a oito hipóteses que gerariam judicializações futuras desnecessárias. A utilidade do julgamento foi garantida e o ISS reafirmado como sendo o imposto dessas operações", completa Saul Tourinho Leal, assessor jurídico da ABES, que participou do caso representando a associação.

Para o diretor jurídico da Abes, Manoel Antonio dos Santos, a decisão do STF pela incidência do ISS é a conquista mais significativa do setor de TI nas últimas três décadas, já que reflete com precisão o arcabouço legal e constitucional vigente. "O grande mérito do Supremo nesse caso foi trazer segurança jurídica e o fez com maestria porque cuidou até mesmo de modular os efeitos da decisão, para os diversos conflitos existentes sobre o tema", finaliza.

1 COMENTÁRIO

  1. Pois é. Mas aonde será cobrado o ISS. Hoje sofro com a bi-tributação. Eu pago o ISS do meu fornecedor de serviços, data center, por exemplo, e depois pago o ISS sobre tudo o que cobro do meu cliente, onde incide o ISS sobre todo o valor faturado. Não tenho compensação. No ICMS eu teria. Deveriam ter deixado opcional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.