Web 2.0 já é usada por 18% das corporações no mundo, aponta IDC

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Em 2007, 43% dos usuários de internet no mundo usavam redes sociais, seja para tratar de assuntos corporativos, seja para resolver questões pessoais. Agora, esse número já totaliza 54% e a tendência é que cresça a cada ano, segundo pesquisa da IDC.
Quando considerado somente o mercado corporativo, os números também são crescentes, como mostra Alexandre Campos Silva, gerente de serviços go to market da IDC. Segundo pesquisa realizada pela consultoria, 18% das empresas utilizam alguma aplicação de web 2.0 atualmente.
Mas esse número deverá crescer a passos largos, segundo Silva. E o meio de acesso mais requisitado para essa ampliação será o celular, já que mais da metade da população mundial (3,5 bilhões de habitantes) usam o dispositivo e as iniciativas para englobar redes sociais nesses aparelhos já ultrapassam os desenvolvimentos para a web. "Essa tendência deve ser, principalmente, replicada ao ambiente corporativo, dado que as experiências do uso do celular como ferramenta de trabalho têm sido bem-sucedidas, vide exemplo do e-mail móvel, usado por 53% dos executivos entrevistados", diz Silva.
Socialização sem fio
A criação de um ambiente sociável – web 2.0 – pela internet acessada via celular, como a pesquisa da IDC relata estar acontecendo em larga escala, é, para Silva, uma boa estratégia corporativa para as empresas que querem melhorar a comunicação com seus funcionários. Principalmente as latino-americanas. "Perguntamos para pessoas de todo o mundo qual pertence elas levariam caso fossem ficar 24 horas fora de casa. Na América Latina, mais de 50% responderam que levariam o celular, enquanto em outros países nem 30% levariam o aparelho", diz ele. "Isso mostra o quanto os latino-americanos são dependentes das tecnologias sem fio."
A pesquisa da IDC também aponta que os investimentos em TI no Brasil e demais países da América Latina deverão crescer 6%, enquanto no restante do mundo a média será 0,5%.

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