Das dez marcas mais valiosas do mundo no ano passado, cinco são relacionadas a tecnologia, de acordo com ranking anual elaborado pela Brand-Finance, entidade independente que analisa o valor das empresas de todo o mundo. A lista aponta o Google como a marca mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 44,2 bilhões, seguido pela Microsoft, com US$ 42,8 bilhões, que subiu do quinto lugar do ranking de 2010.No ano passado, o Google estava em segundo lugar. A IBM, terceira marca mais valiosa de TI e quarta colocada no ranking geral, atingiu valor de US$ 36,2 bilhões e se manteve estável em relação ao ano passado.
A empresa cuja marca mais cresceu de valor de 2010, no entanto, foi a Apple, que saiu do vigésimo lugar para o oitavo, atingindo US$ 29,5 bilhões. Por outro lado, a HP, que estava em nono lugar no ano passado, caiu para o décimo terceiro e alcançou valor de mercado US$ 27,6 bilhões. Entretanto, a maior queda registrada foi da Nokia, que saiu do 21º lugar e para o 94º, com valor de marca de US$ 9,6 bilhões.
Outra gigante de TI que desabou no ranking foi a Oracle, que saiu da 39ª posição e para a 53ª, com valor de mercado caindo para US$ 14,6 bilhões. A marca da fabricante japonesa de eletrônicos Sony retrocedeu nove posições e ficou em 61º lugar, valendo US$ 13,1 bilhões. A fabricante de equipamentos de redes Cisco seguiu a mesma tendência de queda, ficando na 71ª posição, com valor de marca de US$ 11,6 bilhões.
A Coca-Cola, que tradicionalmente figura nas primeiras posições no raking da Brand Finance, neste ano saiu dos top 10 pela primeira vez. No ano passado, a marca ocupava o terceiro lugar e valia US$ 34,8 bilhões. Neste ano, a companhia passou a ocupar a 16ª posição e valer US$ 25,8 bilhões.
Para ver a lista completa das marcas mais valiosas do mundo, segundo acesse "links relacionados" abaixo.
- Mercado