O número de pessoas que acessaram a internet por meio do celular no Brasil foi de cerca de 45% entre novembro de 2010 e janeiro deste ano, de acordo com estudo da E.life, empresa que faz o monitoramento de redes sociais. O índice, segundo a empresa, transforma o celular na terceira plataforma de conexão à web no país. Em primeiro lugar, vêm os desktops, usados por 88,2% das pessoas.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 945 pessoas, 42,5% dos entrevistados passaram 41 horas por semana na internet, o que equivale a quase 6 horas on-line por dia. Destes 47,2% acessam a rede de microblogs Twitter e 48,5%, o Facebook.
Entre os brasileiros que acessaram a web entre novembro e janeiro, 85,6% o fizeram para usar ferramentas de troca de mensagens em tempo real, como o MSN Messenger, e 85,1% para monitorar perfis em redes sociais. Sessenta e quatro por cento dos internautas afirmaram que usam redes sociais e ferramentas de mensagens ao mesmo tempo.
A proporção de usuários do Facebook no Brasil quase dobrou em relação ao último estudo. A E.life aponta que, entre novembro de 2009 e janeiro do ano passado, 49,1% dos internautas brasileiros tinham conta na rede social, e nos três meses terminados em janeiro deste ano, a cifra aumentou para 91,3%. Na mesma base de comparação, o Twitter cresceu de 76,2% para 89,1%.
- Estudo