A partir de 2011, a população do Peru poderá usufruir as transmissões digitais, com base no padrão nipo-brasileiro de TV Digital. O anúncio foi feito na quinta-feira, 23, pelo ministro dos Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo em solenidade no palácio de governo. Em seu discurso, o ministro destacou que, a possibilidade de transmissão móvel e gratuita foi um dos fatores determinantes para a escolha do padrão japonês ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial), adaptado ao SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital).
Cornejo ainda afirmou que se empenhará a trabalhar para que o sistema de televisão digital possa ser implantado o mais rápido possível no país. Com essa decisão, aproximadamente 6 milhões de televisores daquele país serão adaptados para receber o sinal digital.
Em março, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve reunido com o presidente do Peru, Alan Garcia, e ministros de estado para tratar das qualidades e vantagens do modelo de TV Digital ISDB-T adotado pelo Brasil.
Na oportunidade, o ministro salientou que o sistema adotado no Brasil tem diversas vantagens sobre os concorrentes, além de ter sido desenvolvido com tecnologias e ferramentas próprias e em código aberto. "Não há royalties a serem pagos pelo sistema de TV Digital adotado pelo Brasil. Além disso, o nosso modelo é o único com garantia de um estado nacional", afirmou.
- Sistema exportado