As vendas mundiais de celulares atingiram 258 milhões de unidades no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 11% em relação a igual período do ano passado, de acordo com estudo da ABI Research.
Segundo a empresa de consultoria e pesquisa de mercado, o resultado, no entanto, superou a previsão inicial de vendas, que era de 253,5 milhões de aparelhos.
Com esse desempenho acima do esperado, a ABI reviu as projeções para a indústria de celulares neste ano e agora, após estimar uma queda anual de 8,4% nas vendas, prevê uma redução de 8%. De todo modo, ela projeta que as vendas de celulares no segundo trimestre devem apresentar uma queda de 10% na comparação anual.
A consultoria diz que é preciso considerar, contudo, que as vendas no segundo trimestre do ano passado foram muito fortes, por isso avalia que esse recuo não chega a ser tão impactante para a indústria. Além disso, ela observa quando cotejado com o primeiro trimestre, o período deve apresentar crescimento, embora não faça um projeção com números.
Ainda de acordo com a ABI Research, o número mundial de assinantes de telefonia móvel deve chegar a 4,3 bilhões neste ano e saltar para 5,4 bilhões até o fim de 2014, o que, se confirmado, representará um crescimento de 25,58%, ou seja, incremento médio anual de cerca de 5,11%.
- Demanda fraca