Seguindo a estratégia de ampliar a oferta de software, Adobe Systems adotou a computação em nuvem como um dos pontos centrais de seu plano. A fabricante de software de editoração eletrônica e design gráfico anunciou nesta terça-feira, 24, o lançamento do Creative Cloud – serviço de assinatura de aplicativos da suíte CS6 na nuvem. O pacote, composto por programas como Photoshop, Indesign e Dreamweaver agora poderá ser acessado por usuários a partir de uma assinatura anual. A meta da Adobe é que 50% das vendas de software nos próximos dois anos seja feita por meio dessa nova modalidade.
De acordo com o diretor geral da Adobe Systems no Brasil, Fabio Sambugaro, a empresa tem capacidade para manter de 80% a 90% de suas operações nesse novo formato. Isso porque, segundo ele, investiu cerca de US$ 1,5 bilhão nos últimos seis anos em infraestrutura e aquisição de empresas para compor as ofertas na nuvem. "Hoje, somos a segunda empresa de serviços em TI com o maior data center, atrás apenas da Salesforce", afirma.
Sambugaro explica que, em um primeiro momento, a transição do modelo tradicional de venda de software em mídia para o de assinatura mensal de serviços em nuvem pode gerar um descompasso na receita, pois o custo de aquisição para o usuário é menor. "No médio e longo prazo, contudo, a nuvem nos traz o caminho para um faturamento consistente e elevado todos os meses, mais rentável para os negócios", justifica o executivo.
O serviço em nuvem da Adobe estará disponível até o mês que vem em 36 países, inclusive o Brasil. Ele permitirá o download dos softwares de edição de imagens, vídeo e web do CS6. O usuário baixa um pequeno gerenciador para acessar e controlar os programas, podendo utilizá-los em até duas máquinas diferentes – porém sem simultaneidade. Além disso, a empresa oferecerá 20 GB de armazenamento remoto. O Creative Cloud terá também um centro de aplicações, como uma loja de aplicativos, por meio da qual o usuário poderá baixar plug-ins e atualizações para os softwares da suíte CS6.
As assinaturas serão diferenciadas para usuários finais e empresas, e variam de US$ 94,99 a US$ 144,99. Elas serão oferecidas principalmente por meio de canais e parceiros de negócios da Adobe. O serviço em nuvem inclui também software de visualização e pequenas edições compatíveis para telas sensíveis ao toque, para serem utilizados em tablets, e serviços de publicação para mídias móveis.