Segundo pesquisa encomendada pela Amdocs, mais da metade (56%) das operadoras de rede da América Latina planejam oferecer serviços de realidade aumentada em 5G para a transmissão de eventos esportivos, deixando os fãs mais próximos da experiência
Mais de três quartos (78%) das operadoras de rede na América Latina planejam utilizar realidade virtual (VR) e mais da metade (56%) planeja usar a realidade aumentada (AR) – ou ainda um híbrido dessas tecnologias – em 5G, para oferecer experiências de visualização mais ricas aos fãs, tanto em estádios esportivos como assistindo em casa. Com a possibilidade de velocidades até dez vezes mais rápidas e latência menor do que a 4G, o 5G abre possibilidades para novos tipos de entretenimento e experiências nos estádios. O público poderá, por exemplo, assistir a replays instantâneos e streams 360 graus ou ainda procurar estatísticas de jogadores através da tecnologia AR e VR, deixando-os ainda mais próximos e conectados à ação.
O 5G também transformará a experiência de assistir a esses eventos esportivos em casa, com 67% das operadoras latino-americanas planejando oferecer novos serviços de streaming de vídeo por assinatura e multitela de TV por assinatura. O 5G melhorará a qualidade da TV e do vídeo para dispositivos móveis e aumentará o alcance do conteúdo móvel disponível para o público, em uma variedade de dispositivos e serviços do consumidor.
A pesquisa entrevistou executivos C-level das 100 maiores operadoras do mundo, incluindo operadoras na América Latina. De acordo com a pesquisa, mais de 40% delas (44%), também pretendem possuir uma equipe esportiva na era 5G, à medida que procuram ampliar seu envolvimento no ecossistema esportivo. Isso provavelmente resultará em investimentos crescentes em conectividade e serviços 5G em estádios e grandes locais.
Prazos
Pode ser que os fãs da América Latina não tenham que esperar muito para desfrutar de melhores experiências nos esportes. Mais da metade (55%) das operadoras latino-americanas afirmam que os próximos grandes eventos esportivos estão influenciando seus cronogramas de lançamento 5G. A grande maioria (89%) planeja lançar serviços comerciais 5G até o final de 2020 e todos (100%) pretendem testar 5G em locais esportivos e eventos de eSports até o final do ano.
Fãs de eSports
Ccompetições profissionais de videogame multiplayer – também terão experiências em 5G no futuro próximo. A grande maioria (89%) das operadoras latino-americanas planeja apoiar experiências eSports na era 5G, seja como transmissores dos eventos (78%), parceiros de tecnologia para organizadores desses eventos (56%) ou com planos muito mais ousados, incluindo patrocínio e compra de equipes (22%). A categoria de eSports está crescendo rapidamente em popularidade, com métricas de visualização, prêmios em dinheiro e patrocínios aumentando substancialmente ano a ano, sendo considerada até para se tornar uma nova disciplina nas Olimpíadas de Paris em 2024.
Encorajando a adoção do 5G
Os consumidores que querem aproveitar o 5G precisarão de dispositivos que suportem essa velocidade. Para garantir a adoção generalizada dessa nova tecnologia de rede, 44% das operadoras latino-americanas disseram estar preparadas para subsidiar dispositivos de TV inteligente habilitados para 5G e um terço disse que subsidiaria smartphones, laptops e fones de realidade aumentada habilitados para 5G.
"É essencial que as operadoras encontrem casos de uso bem-sucedidos para o 5G, dado os níveis de investimento. A pesquisa da Amdocs revelou que grandes eventos esportivos ao vivo podem ser a chave para a adoção do 5G pelos consumidores", disse Gary Miles, diretor de marketing da Amdocs. "As operadoras identificaram esses eventos como o trampolim para o lançamento de toda uma gama de novos serviços interativos e imersivos. Isso dará aos consumidores o primeiro gosto real do que o 5G pode oferecer e permitirá que as operadoras mostrem as capacidades de suas redes de última geração. Também veremos as operadoras se tornarem parte integrante do crescimento do eSports, com o 5G abrindo as portas para futuras oportunidades de investimento e receita".
Ed Barton, analista chefe de Consumo e Entretenimento da Ovum, acrescentou: "O 5G não é apenas uma nova tecnologia sem fio de um provedor de equipamentos de rede, é uma transformação fundamental de redes móveis, infraestrutura e modelos de negócios. Isso impulsionará a criação de novos aplicativos e serviços, que, por sua vez, exigirão novos modelos operacionais e de negócios, forçarão mudanças nas configurações de tecnologia das operadoras e enfatizarão a necessidade de integrar o novo com o antigo. Nossas discussões com as principais operadoras do mundo provam que essa já é uma jornada desafiadora. A indústria tem dois anos ou menos para acertar se quiser atingir um sucesso arrebatador".
Outros destaques da pesquisa:
Ofertas e Negócios
89% das operadoras de rede da América Latina pretendem oferecer novos serviços corporativos 5G aos principais organizadores de eventos esportivos e de eSports para ajudar a melhorar a experiência dos torcedores;
89% planejam oferecer tecnologia e serviços relacionados à IoT para organizadores de torneios, para melhorar a eficiência na gestão do estádio;
Mais de 40% (44%) planeja oferecer serviços que melhorem a experiência dos torcedores dentro da arena esportiva, o que pode incluir até a possibilidade de encomendar alimentos e bebidas por meio de dispositivos móveis durante eventos;
Dois terços (66%) acreditam que o 5G impulsionará crescimento em termos de receita média por usuário (ARPU), e outro terço (33%) diz que isso aumentará a aquisição de novos assinantes. Mais da metade (55%) acredita ainda que o 5G impulsionará o crescimento de assinaturas de pacotes de esportes nas operadoras de TV, bem como na adoção de serviços de realidade virtual.