Tradicional comércio popular Giro no Brás cresce mais de 1.000% na Internet

2

O Giro no Brás é uma plataforma online de marketplace de roupas, acessórios e calçados de fabricantes e lojistas da região do Brás, em São Paulo. Online há pouco mais um ano, já atingiu a marca de 2 milhões de visualizações e um crescimento de 1134% em relação ao mesmo período do ano anterior (2018). Números que reforçam que o shopping online do histórico bairro paulistano vem conquistando cada dia mais a atração dos consumidores.

O propósito do Giro no Brás é reunir a comunidade de vendedores da região em um único endereço na Internet, facilitando e proporcionando a lojistas e compradores as diversas formas de venda tão conhecidas do bairro – atacado, varejo e 'atacarejo'.

A plataforma atende aos lojistas da região, que administram seus produtos e vendas sem intermediário. Com o Giro no Brás sacoleiras de todo o país tem acessos aos produtos de qualidade e com nota fiscal do comércio local, mas com a facilidade da compra pela internet. Além claro, do consumidor final, que também encontra todas as facilidades de compra online e os preços e qualidade dos produtos do Brás.

História

A plataforma nasceu, oficialmente em 27 de outubro de 2017, da evolução do SmartModa, um marketplace especializado em jeans por atacado. A idealização do projeto é das sócias Maria Cristina Terreiro e Viviane Marrese. Maria Cristina faz parte da família proprietária da antiga casa Ibéria, tradicional loja de cama, mesa e banho do Brás. Cristina também é uma das fundadoras e proprietária do Shopping Oriente. Viviane é a atual CEO da empresa, com mais de 35 anos de experiência no setor, trabalhou no Grupo Inditex (Zara, Zara Home e Tempe) e Walmart Brasil. O reconhecimento entre os fornecedores e o histórico profissional das sócias garantiram a transição natural de uma plataforma especializada em jeans para um marketplace variado atendendo a todos os profissionais da região do Brás, tornando-se o Giro no Brás, que passou a oferecer também a venda no varejo.

A ideia principal do projeto é representar, online, o comércio do Brás exatamente na forma como ele acontece: com suas variedades, com sua tradição e bons preços. Mas também surgiu de uma oportunidade: a queda do comércio local, que independente de crises ou momentos econômicos conturbados, sempre foi muito grande, em função dos melhores fabricantes se localizarem nesta região.

"Está mais do que claro que o Brás vai se modernizar e nós do Giro no Brás, queremos fazer parte do time que vai tornar isso possível", afirma Viviane Marrese. A marca também planeja, em breve, ampliar a variedade de produtos incluindo itens de cama, mesa e banho.

Plataforma

A empresa SM Places – especializada em Marketplace – foi a responsável por desenvolver, e é quem administra toda a parte de TI do site. Deixando assim ao lojista, a gestão dos produtos e ao Giro No Brás a competência de converter o fluxo de visitas do site em compradores por todo o país.

O Giro no Brás é responsável pela divulgação, contratos com fornecedores, adquirência de cartão de crédito e sistema antifraude. Em outras plataformas semelhantes o lojista precisa passar por uma curadoria de produtos, o que não acontece no Giro no Brás, gerando mais autonomia aos pequenos empresários. Não existe custo fixo ao comerciante, o marketplace recebe apenas uma comissão sobre o que é vendido.

Atualmente o Giro no Brás conta com mais de 50 lojas parceiras, com produtos de diversas categorias. Por exemplo, o hidratante facial anti-idade, Plástica Natural – recordista de vendas e cases de sucesso. Destaque também para as lojas em crescimento de Plus Size e Moda Evangélica, e para as marcas Fact e Darlook, especializadas em peças de jeans.

Sebrae

Desde 2016, fabricantes e lojistas do Brás contam com um espaço exclusivo de treinamento gerenciado pelo SEBRAE, (responsável por capacitar e promover o desenvolvimento econômico de micro e pequenas empresas, para estimular o empreendedorismo no país). O Gironobrás e o Shopping Oriente também oferecem palestras, feiras de negócios, reuniões e workshops.

E, para estar mais próxima de seus parceiros, hoje a Associação de Lojistas do Brás (ALOBRAS), mantém sua sede dentro do Shopping Oriente e utiliza os espaços de formação do Giro no Brás para seus eventos. Essas ações qualificam e fortalecem ainda mais as boas relações com os lojistas.

Crescimento

Mais do que ser um marketplace de venda dos produtos dos fabricantes e lojistas da região, o Giro no Brás incentiva a profissionalização dos seus parceiros, dando a possibilidade para que eles tenham as informações necessárias para o crescimento e a digitalização de seus negócios, contribuindo para a manutenção do tradicional comércio do Brás.

Para o ano de 2019 a expectativa é de consolidação da marca Giro no Brás. Com o funcionamento ideal da plataforma o negócio está pronto para aumentar seu público e aumentar suas vendas. O crescimento atual é de 3 dígitos por mês e o plano é alcançar a marca de 4 em relação ao ano anterior.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário para Ronaldo Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.