Estudo revela que defasagem de conhecimento em observabilidade e AIOps prejudicam melhorias na experiência do cliente

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Estudo global feito pela ManageEngine, o "State of ITOM in 2023", indica que as organizações correm o risco de não obter o valor total da observabilidade e das AIOps, se não solucionarem a atual deficiência de conhecimento.

O estudo, que inclui respondentes do Brasil e de outros países da América Latina, examinou as tendências no gerenciamento de operações de TI (ITOM). De acordo com o levantamento, no cenário digital de hoje, fornecer uma experiência de cliente (CX) sem interrupção tornou-se uma prioridade máxima para as equipes de operações de TI.

Elas estão se voltando cada vez mais para a observabilidade e AIOps (inteligência artificial para operações de TI) para alcançar isso. Entretanto, o estudo constatou que as organizações enfrentam diversos desafios ao mesmo tempo em que adotam ambas as tecnologias.

O principal desafio com a observabilidade foi a falta de entendimento. Mais de 57% dos tomadores de decisão de TI que participaram do estudo afirmaram que sua organização não estava totalmente familiarizada com este conceito. Da mesma forma, mais de 65% dos entrevistados afirmaram que suas organizações não tinham uma compreensão adequada do AIOps e seus casos de uso. Outros desafios comuns incluem complexidade técnica, preocupações sobre custo e retorno do investimento e falta de uma estratégia clara de implementação. Portanto, as organizações correm o risco de não obter o valor total da observabilidade e das AIOps se não solucionarem a atual deficiência de conhecimento.

As expectativas dos clientes de hoje dispararam, não deixando espaço para a possibilidade de uma eventual inatividade ou interrupção do serviço. Para se manterem à frente, as equipes de TI devem abandonar o gerenciamento de silos e adotar soluções ITOps com observabilidade avançada alimentada por IA e ML. Na verdade, 62% dos entrevistados disseram que uma solução ITOM unificada com observabilidade e funções AIOps os ajudaria a identificar proativamente os gargalos de desempenho.

"Apesar dos desafios, os benefícios da observabilidade e do AIOps em proporcionar experiências superiores aos clientes e impulsionar o crescimento dos negócios são claros. Como as organizações continuam priorizando as iniciativas CX, é provável que elas invistam nessas tecnologias. Estamos comprometidos em fornecer soluções de classe mundial que capacitarão as equipes da ITOps em sua jornada", diz Mathivanan Venkatachalam, vice-presidente da ManageEngine.

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