Falta de preparo organizacional é o principal obstáculo para avanço de IA, aponta estudo

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Uma nova pesquisa da IFS descobriu que tanto a liderança executiva quanto o board "compraram o hype da IA", mas as organizações são incapazes de atender às expectativas operacionais.

O novo estudo global realizado com 1.700 decisores seniores, denominado Industrial AI: the new frontier for productivity, innovation and competition (IA Industrial: a nova fronteira para a produtividade, a inovação e a concorrência), revelou que a promessa da IA está travada pela tecnologia, pelos processos e pelas competências.

Metade dos entrevistados permanece otimista que, com a estratégia correta de IA, o valor poderá ser obtido nos próximos dois anos, e um quarto acredita que possa ser no próximo ano.

As expectativas estão falhando em corresponder à realidade 84% dos executivos preveem enormes benefícios organizacionais com a IA, sendo que as três principais áreas nas quais esperam que a IA agregue valor são de alto impacto: inovação de produtos e serviços, melhor disponibilidade de dados internos e externos, além de reduções de custos e ganhos de margem.

A expectativa tornou-se tão elevada que 82% dos decisores seniores reconhecem que existe uma pressão significativa para adotar rapidamente a IA. No entanto, este mesmo grupo de entrevistados afirma estar preocupado com falhas em planejamento, implementação e comunicação adequada possam significar que os projetos de IA ficarão paralisados na fase piloto.

Muitas organizações não deram prioridade a elementos de desenvolvimento, nem possuem a infraestrutura requerida para colher os frutos ou as competências necessárias para cumprir essa promessa. O estudo descobriu que mais de um terço (34%) das empresas não migraram para a nuvem. Embora isto não seja essencial para a adoção da IA, é indicativo de que uma empresa está despreparada e muito provavelmente não será capaz de escalar a IA por todas as áreas do seu negócio.

De acordo com a IFS, uma estratégia robusta de IA Industrial requer uma combinação potente de nuvem, dados, processos e habilidades. 80% dos entrevistados concordam que a falta de uma abordagem estratégica significa que não possuem competências internas suficientes para adotarem a IA com sucesso. Este sentimento é observado em outros pontos da pesquisa, assim, 43% dos respondentes classificam a qualidade dos recursos de IA em seus negócios, em termos de competências humanas, como aceitável e não onde deveriam estar.

Christian Pedersen, Chief Product Officer da IFS, comentou: "A IA está preparada para se tornar a ferramenta empresarial mais transformacional já vista, mas a nossa pesquisa revela que ainda existem mal-entendidos fundamentais sobre como aproveitar o seu poder num ambiente industrial. Dizem que a IA reduzirá significativamente os custos e aumentará as margens, mas a falta de uma estratégia robusta significa que a maioria das empresas não têm competências e preparo suficientes para alcançar estas ambições. Construímos o IFS.ai especificamente tendo esses desafios em mente. O valor da IA simplesmente não será encontrado em uma única capacidade de IA, mas sim na entrega de IA em todos os produtos e processos de negócios. Isto apoia os ciclos de decisão dos clientes e fornece os dados e serviços de IA necessários para obter valor mais rapidamente."

Pedersen continuou: "Alcançar isso em escala requer um foco estratégico claro, incluindo os casos de uso de alto impacto específicos para seu setor, ter uma infraestrutura baseada em nuvem instalada com IA industrial incorporada e investir desde o início no desenvolvimento das habilidades necessárias. A adoção dessa abordagem transformará a onda de desilusão e entregará os benefícios que os conselhos e a diretoria exigem."

Perspectiva otimista, mas é necessário planejamento

A infeliz realidade da lacuna de competências significa que, no quesito estar preparado para a IA, muitas empresas ficarão para trás. A IFS descobriu que quase metade dos entrevistados (48%) eram mais propensos a dizer que estão buscando propostas e eram muito menos propensos a ter uma estratégia clara e resultados perceptíveis (27%).

Um quinto dos entrevistados está em fase de investigação, com testes não controlados acontecendo e outros 5% têm falta de uma abordagem coordenada e ainda não possuem nada em andamento. Apesar dos desafios iniciais, ainda há otimismo entre os respondentes, que acreditam que a IA poderá fazer uma diferença significativa nos seus negócios dentro de 1 a 2 anos (47%), enquanto um quarto dos entrevistados (24%) acreditam que isso poderá acontecer dentro de 1 ano.

Em particular, os entrevistados estão mais optimistas quanto ao impacto da IA na produção inteligente e/ou na prestação de serviços em termos de eficácia e de gestão empresarial/operacional (22%) no futuro. Um quinto vê o maior impacto na inovação com novos produtos e serviços (20%), no crescimento e na tomada de decisões do modelo de negócios (20%), no empoderamento das pessoas e no aumento da retenção de talentos (19%) e na experiência e atendimento ao cliente (19%).

Ação necessária na preparação dos dados

Para colher esses benefícios, as empresas precisam aproveitar o ativo mais estratégico que possuem – seus dados. O volume correto e a qualidade dos dados são essenciais para o sucesso das aplicações de IA. Os entrevistados reconhecem a importância dos dados em tempo real para projetos de IA bem-sucedidos, com mais de 4 em cada 5 (86%) afirmando isso.

No entanto, apesar deste reconhecimento, menos de um quarto (23%) dos respondentes concluíram a sua base de dados de tal forma que tanto a tomada de decisões de negócios seja orientada por dados quanto a resposta em tempo real às mudanças, sugerindo que é necessário trabalhar mais para preparar os dados para a IA. Além disso, menos da metade (43%) dos entrevistados possui dados majoritariamente estruturados, sendo que alguns deles não estão estruturados.

Pedersen comentou: "A falta de maturidade na camada de base de dados precisa ser abordada como parte de uma estratégia geral de IA, caso contrário, a IA simplesmente nunca será a solução mágica que pode turbinar a empresa. É evidente que as empresas precisam de apoio na gestão e migração de dados. Embora a IA seja vista como uma ferramenta brilhante que irá revolucionar os negócios, assim como toda tecnologia, nunca é tão simples. O poder da IA Industrial é que ela pode abranger todas as faces de um negócio, desde inovação de produtos e experiência do cliente à produtividade e ESG. O seu potencial é enorme se os executivos e as organizações conseguirem combinar visão, estratégia, tecnologia e competências. Agora é a hora de dar um passo atrás, fazer um balanço e construir um verdadeiro plano de IA Industrial e transformar o hype em realidade.

 

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