Grupo Casas Bahia aumenta processamento de dados e se torna o primeiro case de sucesso do Microsoft Fabric na AL

0

Para atender à demanda da Black Friday 2023 (data importante de vendas) sem contratempos, o Grupo Casas Bahia, com uma longa história no varejo brasileiro, precisou aumentar sua capacidade de processamento de dados e dashboards. Foi quando eles foram apresentados ao Microsoft Fabric e ao Autoscaling no Microsoft Power BI Premium. Essa poderosa combinação criou a base usada pela empresa para construir um novo e poderoso ambiente que se tornaria sinônimo de sucesso e seria pioneiro na América Latina.

O Grupo Casas Bahia, com mais de seis décadas de história no varejo brasileiro, almeja se consolidar como uma plataforma omnichannel de gestão de relacionamento e consumo, tendo o cliente como elemento central de todo o seu ecossistema. Para isso, o grupo, formado pelas marcas Casas Bahia, Ponto, Bartira, Extra.com, banQi, Rede Celer, ASAPLog e CNT, oferece ao consumidor a possibilidade de utilizar seus serviços e produtos quando, onde e como quiser.

Um desafio iminente

Diante de um cenário de demanda em constante crescimento, o Grupo Casas Bahia gerencia mais de 3 mil relatórios, distribuídos por 208 espaços de trabalho do Power BI Premium. A equipe, que possui uma base de mais de 12 mil usuários ativos, precisava de acesso imediato a insights valiosos durante a época mais importante do ano para o comércio, permitindo a tomada de decisões ágeis em todos os setores da organização.

Com a chegada da Black Friday 2023 (evento que se tornou a principal data do comércio varejista brasileiro – superando feriados tradicionais, como Natal e Dia das Mães), o Grupo Casas Bahia precisava de uma solução capaz de eliminar gargalos que impedissem a velocidade e a escala em seu ambiente de análise de dados. Trata-se de um elemento essencial para a estratégia do grupo, em que são gerados relatórios tanto para sua equipe de vendas quanto para o combate a fraudes. Sobre esse cenário, o analista de dados Denisson Ferreira da Silva, que atua diretamente na linha de frente do Grupo, lembra: "vínhamos de um período de apagar incêndios".

Uma solução inesperada

A varejista precisava lidar com os desafios que vinha enfrentando diariamente devido ao grande volume de dados e que costuma atingir seu pico durante o período promocional. Para isso, a coordenadora de Business Intelligence do Grupo Casas Bahia, Fabíola Campos de Carvalho Rocha, pediu à Microsoft, cerca de um mês antes da Black Friday, um aumento na capacidade base do Microsoft Power BI Premium. No entanto, a resolução não viria como se imaginava: "No último minuto, entendemos que não teríamos essa capacidade extra, e nossa alternativa era expandir a capacidade de processamento via Microsoft Fabric."

Por se tratar de uma solução nova no mercado, a equipe se preocupou com o potencial da ferramenta e sua capacidade de atender às necessidades do conglomerado durante a principal data de vendas.

Da apreensão à primeira história de sucesso do Microsoft Fabric na América Latina
O grande teste para o Grupo Casas Bahia era usar, em um curto espaço de tempo, uma ferramenta com a qual não estavam familiarizados. "O desafio foi enorme no momento mais crítico da empresa, que foi a Black Friday. O medo existia, mas não nos paralisava. Nós íamos fazer isso e ser bem-sucedidos!", conta Fabíola.

Nos primeiros meses do ano, sob a gestão de Renato Tironi da Silva, gerente executivo de Engenharia de Dados, foi realizada a primeira avaliação de ambiente para um melhor entendimento das lacunas e pontos de oportunidade para um melhor consumo. Com esses pontos determinados, foi criada uma força-tarefa para realizar o mapeamento e a implementação dos "ganhos rápidos" para uma evolução do ambiente atual. Nesta primeira fase, foi implementada uma melhor distribuição dos espaços de trabalho, uma limpeza dos painéis críticos e uma melhor estrutura de implantação.

Com o mapeamento e as primeiras otimizações concluídas, a equipe implantou um centro de excelência (CoE) com as melhores práticas para as áreas de negócio. Após essa ação, mais próximo à Black Friday, a segunda etapa do processo começou com o apoio de um engenheiro de dados da Microsoft.

Com o suporte da engenharia, foi definido o plano de ação para garantir o maior evento do varejo nacional. Um ambiente para o envio de relatórios foi criado no Microsoft Fabric e, em paralelo, o dimensionamento automático no Power BI Premium foi acionado para ambientes existentes, redistribuindo os espaços de trabalho entre o Microsoft Fabric e o Power BI Premium para aumentar a resiliência e a capacidade de processamento, minimizando o risco e o impacto de possíveis incidentes.

Os recursos intuitivos do Microsoft Fabric nas mãos de uma equipe de qualidade
O gerente de BI e Analytics do Grupo Casas Bahia, Bruno Vinícius dos Santos, fala sobre a recepção do Microsoft Fabric pela equipe de TI: "Ficamos muito felizes com a facilidade de adoção da ferramenta. Com pouco tempo para estudar, conseguimos adotar rapidamente a plataforma. Ficamos tranquilos pelo fato de já termos trabalhado com todo o pacote da Microsoft e o bom suporte que tínhamos."

De fato, essa implementação se deu de forma ágil: eles iniciaram o processo na sexta-feira anterior ao início do período crítico da Black Friday. No sábado, os ambientes do Microsoft Fabric foram criados e o dimensionamento automático no Power BI Premium foi ativado. Já no domingo, os espaços de trabalho foram distribuídos e preparados para o início das promoções na segunda-feira.

"Conversamos com o pessoal da Microsoft antes da implementação, e eles nos disseram que seria muito simples e intuitivo. Na última hora, precisávamos redistribuir as cargas. Ativamos o ambiente no Microsoft Fabric e criamos um ambiente lá. Ficamos apreensivos, pois pensamos que não seria assim tão simples quanto nos disseram. Mas, literalmente, subimos as escadas, montamos e, na segunda-feira de manhã, estava tudo bem!", conta Robson Soares de Oliveira, Coordenador de Business Analytics do Grupo Casas Bahia.

Satisfação do usuário e zero incidentes

O projeto foi bem-sucedido e superou as expectativas de todas as equipes envolvidas, desde o TI até os gerentes de loja física e executivos do grupo. Foi um sucesso do ponto de vista da estabilidade do ambiente, na geração de relatórios e uso de dados – nas vendas e na frente de prevenção de fraudes – o que trouxe um enorme ganho ao eliminar possíveis perdas financeiras.

"Não houve incidentes e, dada a configuração de última hora, isso é um sucesso absoluto. Ouvimos muitos elogios das áreas de negócio sobre a estabilidade do ambiente", conta Robson Soares sobre o resultado do projeto.

A gerente executiva de Advanced Analytics do Grupo Casas Bahia, Glaucia Tatiana Ferrari, concorda: "Nossa métrica de sucesso foi absorver o crescimento da demanda da Black Friday de uma forma que passaria despercebida pelas áreas. Isso nos indicaria que, de fato, o trabalho foi muito bem-feito. E foi o que aconteceu. Só não passamos totalmente despercebidos porque o trabalho foi muito bem-feito e recebemos um excelente feedback.", conta.

Fazer mais com menos

Após a experiência bem-sucedida com o Microsoft Fabric, a equipe de TI do grupo está focada em otimizar as operações para gerar economia. "Queremos gastar menos e ter um desempenho melhor", afirma Bruno Vinícius dos Santos.

"O Grupo Casas Bahia tem uma equipe muito forte que faz acontecer. Eles conseguiram, em pouco tempo, adicionar o Microsoft Fabric aos ambientes existentes do Microsoft Power BI Premium para atender à Black Friday, criando um modelo de sucesso.", conclui Fabio Dias, gerente de contas de Customer Success da Microsoft Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.