Os gastos com hardware deverão puxar os investimentos em tecnologia da informação neste ano em todo o mundo, de acordo com estudo divulgado pela IDC nesta segunda-feira, 24. A consultoria projeta que as despesas com TI terão expansão de 3,8% em todo o mundo, para US$ 1,47 trilhão. A cifra, porém, é bem inferior à projeção feita pelo Gartner, que estima que o volume de investimento nessa ano deve crescer 4,1% no ano, para US$ 2,4 trilhões.
Além de usarem metodologias distintas, os números são diferentes em razão do Gartner incluir as despesas com telecomunicações no segmento de TI.
A IDC projeta que as despesas das empresas com hardware terão expansão de 6,4%, enquanto que o desembolso com software e serviços de TI deve crescer 3,1% e 1,5%, respectivamente. Na avaliação da consultoria, as despesas com tecnologia podem registrar crescimento ainda maior, de 5,6%, em decorrência das cotações do dólar nos primeiros três meses deste ano. No ano passado, os investimentos em TI recuaram 4,2%, segundo a IDC.
A empresa ressalta, entretanto, que ainda há uma certa resistência das empresas com relação aos investimentos em grandes projetos e contratos com longo prazo de duração.
- Projeções