Idec encaminha sugestões à consulta sobre Marco Civil da Internet

0

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou na sexta-feira, 21, as contribuições para a consulta pública sobre o Marco Civil da Internet. O Idec frisou que é fundamental que os direitos do cidadão e do consumidor na internet sejam protegidos, como a privacidade e segurança dos dados, bem como a responsabilidade dos provedores e regras mais claras de regulamentação dos serviços prestados pela internet.
Entre as sugestões, o órgão quer que seja assegurada a informação prévia, clara e suficiente a respeito da utilização dos dados fornecidos pelo usuário para um registro de acesso a serviços de internet – como o cadastro em um site, por exemplo.
"Além de garantir informações sobre natureza, finalidade, período de conservação, políticas de segurança e destinação dos dados fornecidos, é importante que o usuário possa cancelar, a qualquer tempo, o seu consentimento quanto a distribuição a terceiros ou a publicação das informações prestadas", diz o Idec em comunicado.
A relevância de garantir ao usuário a não suspensão ou degradação da qualidade da conexão à internet, foi outro comentário enviado pelo Idec ao Ministério da Justiça. Segundo o órgão, receber o serviço realmente como foi anunciado e contratado é um direito do cliente, previsto no Código de Defesa do Consumidor. O instituto observou ainda que caso haja suspensão ou falha na conexão à internet, o consumidor tem direito ao abatimento proporcional do preço pago pelo serviço, além do ressarcimento de eventuais danos decorrente das falhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.