A Blue Coar Systems divulgou os resultados de uma pesquisa com o objetivo de avaliar o nível de adoção do software como serviço (SaaS) baseado em cloud computing e a maneira como as filiais acessam a Internet: se têm acesso direto ou se esse acesso é mediado pelo datacenter corporativo.
A pesquisa, patrocinada pela Blue Coat, ouviu mais de 150 profissionais de TI e constatou que cerca de um terço dos entrevistados (32%) utilizam cinco ou mais aplicações de SaaS e outros serviços baseados em nuvem, 54% utilizam duas ou mais aplicações de SaaS e outros serviços baseados em nuvem,apenas um terço (34%) não utiliza SaaS ou serviços baseados em nuvem. Em 68% dos casos, o acesso das filiais à Internet passa pela rede corporativa e 32% dos entrevistados têm atualmente, nas filiais, acesso direto ou "em túnel" à Internet.
Cerca de 45% dos entrevistados eram gerentes de TI ou de rede em empresas com menos de cinco filiais. Trinta por cento dos entrevistados tinham mais de 30 filiais, e os restantes 25%, entre cinco e 30 escritórios.
"À medida que se dissemina a utilização do SaaS e de outros serviços baseados em nuvem, as empresas terão que repensar suas estratégias de rede", disse Brian Ball, vice-presidente sênior e gerente geral de Application Delivery Networking da Blue Coat Systems. "Quando os serviços e aplicações essenciais para os negócios são externos à infraestrutura da empresa, é preciso considerar novas abordagens para identificar, priorizar e acelerar o tráfego mais crítico e o caminho que ele percorre dentro da organização".
- SaaS