O Yahoo e a Nokia anunciaram nesta segunda-feira, 24, uma parceria com o objetivo de viabilizar a participação em conjunto nos mercados de smartphones e aplicativos web. Ou seja, com o acordo, o site de buscas ingressa no mercado de smartphones e a fabricante finlandesa no de aplicativos web.
Conforme os termos do contrato, a Nokia fornecerá seus serviços de navegação e mapas ao Yahoo, enquanto este cederá suas ferramentas de e-mail e bate-papo para equipar os smartphones da fabricante.
O acordo prevê a integração das ferramentas por meio da divisão de serviços da Nokia, a Ovi, e pretende unificar os dados de acesso dos usuários para facilitar a sua adoção.
A atuação conjunta será posta em prática no início do segundo semestre, mas apenas para alguns países, que ainda foram não divulgados. As empresas esperam, porém, lançar os produtos mundialmente na primeira metade do ano que vem.
Para o presidente mundial da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, a parceria servirá como passo inicial para a expansão do uso de aplicativos móveis de internet por países subdesenvolvidos, onde, segundo ele, o mercado de smartphones tem muitas oportunidades de crescimento.
A CEO do Yahoo, Carol Bartz, por sua vez, vê o acordo como uma forma de aumentar os investimentos em seu negócio principal, já que os investimentos em aplicativos web virão da Nokia.
- Contrato