A Positivo Informática iniciou a produção de computadores e placas-mãe na Argentina, por meio de sua subsidiária Informática Fueguina, situada na província da Terra do Fogo. A Fueguina é uma joint venture criada entre a fabricante brasileira e a BHG em dezembro do ano passado.
Por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), a companhia disse que essas são as primeiras placas-mãe de PCs produzidas localmente na história da indústria argentina. A Positivo revelou ainda que a inciativa marca o início do seu processo de internacionalização.
A fabricante brasileira de PCs disse que a operação já está em pleno funcionamento e conta com uma capacidade produtiva de 30 mil placas-mãe e de 60 mil PCs por mês, volume que poderá ser ampliado. "A produção segue os moldes previstos na legislação argentina, que busca incentivar a fabricação de produtos de informática na Terra do Fogo", afirmou.
Essa é uma estratégia da Positivo para compensar as perdas que vem registrando no mercado brasileiro de PCs. A empresa informou que os produtos da marca Positivo BGH chegarão ao varejo argentino em junho e também atenderão projetos de governo, cuja carteira contratada já é de 279 mil notebooks, com entrega prevista para acontecer ao longo de 2011.
A Positivo disse que a sua expectativa é que o mercado argentino de PCs supere o número de 3,5 milhões de computadores comercializados em 2011. Entretanto, este mercado é pequeno na comparação com o Brasil, onde somente no primeiro trimestre deste ano foram vendidos 3,6 milhões de PCs, segundo a IDC.
- Expansão