Aplicativo torna o Paraná mais verde

0

O aplicativo Paraná Mais Verde já está no ar para empresas e moradores de todo estado que querem um planeta mais arborizado e sustentável. Desenvolvido pela Codex para o governo do Estado do Paraná, a solução digital facilita o acesso de pessoas e empresas aos 19 viveiros do estado para solicitação gratuita de mudas de plantas nativas, impulsionando a Agenda Verde do governo. A gestão é feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que monitora o cultivo, a retirada e a finalidade do plantio.

As mudas podem ser utilizadas para arborização urbana, revitalização de áreas comunitárias, ações ambientais coletivas, projetos de pesquisa, reflorestamento e ainda para compensação compulsória. Para pessoas físicas, o limite é de 100 mudas por ano e o pedido é aprovado automaticamente, gerando um QR Code para retirada no viveiro selecionado. Empresas podem ir além das 100 mudas, mas a aprovação depende de análise técnica ambiental.

A solução da Codex também conta com um espaço para compartilhamento de fotos e status das mudas plantadas, fomentando uma comunidade cada vez mais consciente e engajada com a preservação do meio ambiente. No módulo Conheça a Espécie, o usuário tem acesso a uma lista com cerca de 100 plantas nativas cultivadas nos viveiros do estado, auxiliando o público na escolha das mudas de acordo com a finalidade e região. Enquanto no módulo Detetives da Natureza, a ONG iNaturalist ajuda na identificação de milhares de outras espécies, com envio de fotos.

"A tecnologia é uma grande aliada do meio ambiente e esta é apenas uma das soluções que a Codex oferece para auxiliar o Poder Público na implementação de suas iniciativas ambientais. Com o aplicativo  Paraná Mais Verde, o IAT consegue auxiliar os cidadãos na escolha das espécies mais adequadas para plantio e monitorar o cultivo das mudas nativas, garantindo a preservação da flora regional" afirma Luiz Marchiori, diretor executivo de Meio Ambiente e Governo da Codex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui