Número de usuários de sistema de inventário do governo chega a 10 mil

0

A comunidade de usuários do Sistema de Inventário Cacic (configurador automático e coletor de informações computacionais), a primeira solução disponibilizada no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) atingiu 10 mil pessoas cadastradas. A ferramenta é utilizada por centenas de órgãos públicos, empresas e universidades e também por outros países.

?O Cacic foi a primeira solução do governo federal lançada com a licença pública geral e sempre manteve a liderança de interessados no Portal do Software Público?, comemorou Lino Kieling, presidente da Dataprev, empresa de tecnologia da informação da Previdência Social. Para ele, esse é um exemplo concreto de compartilhamento no setor público. ?É uma solução que foi desenvolvida inicialmente para resolver um problema interno da Dataprev e que hoje atende a toda sociedade brasileira?, acrescentou.

O diretor de infra-estrutura de tecnologia da informação da Dataprev, Daniel Darlen, ressaltou a importância do Portal do Software Público. ?A experiência do Cacic fortalece a lógica de compartilhamento e de cooperação, especialmente quando falamos em soluções de governo?, destacou. Na opinião dele, esse ambiente é estratégico para o desenvolvimento de tecnologia da informação no país.

Segundo o coordenador do Portal do Software Público, Corinto Meffe, o Cacic é uma das soluções livres mais usadas no Brasil e está instalado em centenas de órgãos públicos, empresas e universidades do país. Além disso, também é utilizado em outros países como na Argentina, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Equador e Portugal.

O próximo passo do Cacic agora é a publicação da versão 2.4, prevista para o próximo semestre, e que deverá ampliar ainda mais a sua inserção em outros países, de acordo com Meffe.

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional das instituições e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras.

O Portal do Software Público disponibiliza atualmente 15 soluções livres cujos códigos-fonte podem ser obtidos pelos diferentes órgãos públicos e também pela sociedade mediante cadastramento no portal. O objetivo desse compartilhamento é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população.

Ao todo, cerca de 22 mil pessoas participam das comunidades do portal do Software Público Brasileiro que é uma iniciativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.